Memórias de Tubarão: Hospital Nossa Senhora da Conceição

O registro cultural fornecido pelo Arquivo Histórico Municipal desta segunda-feira (27), é sobre o Hospital Nossa Senhora da Conceição. O hospital surgiu da necessidade em ter uma casa de saúde, pois sempre que necessário, os enfermos tinham de se deslocar a cidade de Laguna.

Em 15 de abril de 1895, três irmãs chegam a Tubarão: Irmã Albina, Irmã Osvalda e Irmã Albertina. As religiosas faziam parte da Congregação das Irmãs da Divina Providência. Elas dedicavam-se a educação, no Colégio São José, mas quando a população apresentava problemas de saúde, era a elas que procuravam. A princípio, o povo era atendido em uma sala no próprio colégio.

Foi em dezembro de 1904, que o padre Bernardo Freüser tomou a responsabilidade de construir uma casa de saúde, indo em busca de recursos financeiros. No dia 8 de dezembro de daquele mesmo ano, o religioso promoveu o lançamento da pedra fundamental do hospital, rezando missas em honra a Nossa Senhora da Conceição.

Ao longo do tempo os recursos foram arrecadados através de contribuições de empresas particulares e coletas em igrejas, clubes e colégios, permitindo que a obra fosse concluída. O hospital foi inaugurado no dia 3 de maio de 1906. Um sonho da comunidade de Tubarão foi realizado e dedicado as religiosas da Congregação das Irmãs da Divina Providência até 2015. A partir de 2015, a Associação Congregação de Santa Catarina passou a ser a administradora do hospital, e não mais as irmãs.

Na galeria encontram-se fotos dos documentos que contam sobre o Hospital Nossa Senhora da Conceição, as fotos do Dr. Joaquim David Ferreira Lima, primeiro médico do hospital e também do fundador padre Bernardo Freüser.