Serviço veterinário próprio da Funat completa um ano com mais de 600 pets atendidos
No início de fevereiro, o serviço veterinário próprio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) completou um ano de funcionamento. Nesse período, mais de 600 cães e gatos receberam atendimento clínico, a maioria de forma domiciliar na casa de seus tutores.
Esse serviço à disposição da causa animal começou no dia 1º de fevereiro com a nomeação da médica-veterinária Aline Teixeira, aprovada no último concurso público realizado pela prefeitura. Desde então, Aline, que veio da cidade de Rio Grande (RS), passou a realizar inúmeros atendimentos por toda a cidade.
“A maioria dos atendimentos é atropelamento, briga entre cães e algumas doenças infecciosas (cinomose em cães e leucemia viral felina em gatos)”, destaca a veterinária.
Aline atende a chamados de tutores de praticamente todas as partes da cidade, sendo que as demandas acontecem com mais frequência nas regiões do Campestre e São João Margem Esquerda.
Quando há a necessidade de intervenções mais simples por conta de traumas, cortes de pele, limpeza de feridas, os pets são encaminhados ao hospital veterinário da Unisul. Os casos mais grave são levados à clínica veterinária privada contratada via licitação para o atendimento 24 horas de emergência.