Serviço de atendimento do Procon no APP Facilita Tubarão é oficialmente lançado
O novo serviço de atendimento do Procon de Tubarão inseridos no aplicativo do Facilita Tubarão foi oficialmente lançado nesta quarta-feira (21). A demonstração das novas funcionalidades foi feita na Sala de Reuniões do Facilita e o gerente do Procon de Tubarão, Ângelo Pulita, o secretário de Fazenda Raphael Bianchini, o Coordenador do Procon de Braço do Norte, Laércio Guesser, membros da imprensa e demais funcionários do órgão estiveram presentes.
Na oportunidade, o passo a passo e os procedimentos sobre como funciona o mais recente serviço de atendimento foi repassado aos presentes. A parceria entre o Procon e o Facilita é estudada há três meses, até que a ferramenta digital entrou no ar, tornando-se mais uma alternativa ao consumidor.
Com a ferramenta, o Procon de Tubarão pode ser facilmente acessado de qualquer lugar e a solicitação pode ser feita com poucos toques na tela do celular. O objetivo é encurtar a “distância” entre o consumidor e o Procon, reduzindo os atendimentos presenciais, mas aumentando o fluxo de atendimento devido à facilidade proporcionada.
Dentre as funcionalidades, destacam-se as opções de reclamação e denúncia, que podem ser acessados na aba de atendimentos. Também é possível preencher um formulário exclusivo, a fim de esclarecer dúvidas sobre os “Direitos do Consumidor”. Na opção, você deixa seu telefone registrado e descreve a pergunta para que o órgão entre em contato, via chat, solucionando-a ou orientando da melhor forma o consumidor.
O órgão também disponibiliza as últimas pesquisas de preço realizadas nos estabelecimentos da cidade, informando a população acerca dos valores das cestas básicas, gás de cozinha, Dia das Mães, Páscoa, entre outros.
Nos casos de dúvidas, as respostas podem ser deferidas até mesmo em 24 horas. Nos casos de uma reclamação, o prazo para uma resposta é um pouco maior pois um contato preliminar com a referida empresa é tentado. Atualmente, o Procon atende cerca de 200 consumidores por mês. Mesmo antes do lançamento oficial do serviço que já estava ativo no APP, 12 atendimentos foram prestados através da ferramenta.
“A troca de experiências é sempre importante. Sempre tem alguma informação nova e é muito gratificante ter esse aprendizado para a gente poder pôr em prática em nosso município”, destacou Laércio que prestigiou a apresentação representando o Procon de Braço do Norte. “O objetivo é facilitar a vida do tubaronense. Em Jaraguá do Sul, por exemplo, os atendimentos presenciais reduziram em 40% com o serviço online. Os consumidores podem manter contato com o Procon de forma online, tendo mais comodidade”, ressaltou o responsável Ângelo Pulita.
Vale destacar que no momento de descrever o problema, o máximo de informações devem ser escritos. No caso de reclamações, é necessário que o consumidor anexe seus documentos de identificação pessoal e comprovante de residência, uma vez que os atendimentos são destinados exclusivamente a munícipes tubaronenses.
O Aplicativo do Facilita Tubarão é uma iniciativa das secretarias de Fazenda e de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e está disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store. Clique aqui para baixar.