Obras da ponte da Guarda estão cerca de 40% concluídas

As obras de construção da ponte Vereador Edison Fernando Peicher de Carvalho, que ligará a rua Plácido Braz Fernandes, na Guarda Margem Esquerda, e a SC-390, na Guarda Margem Direita, estão cerca de 40% concluídas. Nos últimos dias as primeiras vigas longarinas da estrutura foram colocadas e a ponte começou a ganhar forma.

Nesta quarta-feira (21), o prefeito em exercício Gelson Bento visitou o canteiro de obras para conferir o andamento dos trabalhos. Os vereadores Valdir Antunes e Dorli Fernandes Rufino, representantes das comunidades beneficiadas pela ponte, também acompanharam a visita.

Cinco dos seis conjuntos de colunas de apoio que sustentarão a ponte já estão finalizadas ou com a concretagem iniciada. O último par de colunas ficará bem no centro do leito do Rio Tubarão e ainda não teve a construção iniciada.

Como a cabeceira da margem esquerda e os dois primeiros pares de colunas já estão prontos, a empreiteira responsável pelas obras iniciou há alguns dias a colocação das primeiras vigas longarinas. Até agora foram fixadas 16 de um total de 56 vigas. As pré lajes nesse primeiro trecho de vigas também são colocadas para formar o primeiro pavimento da ponte.

“É gratificante ver em andamento e com os trabalhos bem adiantados uma grande obra que durante décadas era apenas um sonho de centenas de famílias da região”, destacou o prefeito Gelson Bento.

A ponte terá 175 metros de extensão, duas pistas de 3m80 de largura cada, passagem para pedestres nos dois lados e ciclovia de em um dos lados. Com os acabamentos e a barreira de proteção, a estrutura terá 12m80cm de largura. O investimento é de R$ 21.336.236,15, com recursos do Finisa, com o prazo de execução de 420 dias a partir da entrega da ordem de serviço (feita no dia 29 de novembro de 2022).

Edison Fernando Peicher de Carvalho

A futura ponte que ligará as duas Guardas terá o nome de Edison Fernando Peicher de Carvalho, líder político da região da Guarda que foi vereador e faleceu em 2014. A homenagem se transformou na Lei 5.589 de 24 de novembro de 2021.