Semana da Pátria é oficialmente aberta em Tubarão

A cerimônia de abertura, realizada no pátio do Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick, reuniu autoridades militares e civis, que, juntas, prestaram homenagem à Pátria.

O prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes, prestigiou o evento e na fala que fez durante a solenidade ressaltou a emoção de homenagear a Pátria. “Lembro com carinho de quando era estudante e desfilava com orgulho, pois era um momento muito esperado. Hoje, tenho a responsabilidade de comandar a administração municipal, estou em outra posição, mas posso garantir que o sentimento é muito parecido com aquele vivenciado quando desfilava pela avenida, defendendo as cores da escola. Agora, defendo as cores do nosso município e conclamo os cidadãos tubaronenses para seguirmos juntos, de mãos dadas, rumo a um futuro promissor.”

A programação da Semana da Pátria prossegue até 8 de setembro. Alunos e professores de cerca de 40 unidades escolares da educação infantil e do ensino fundamental vão desfilar nas ruas de suas comunidades para homenagear a Pátria.

A diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Anete Wilbert, destacou que a Semana da Pátria é o momento ideal para reflexão. “E nós, educadores, temos grande responsabilidade com a formação de uma geração que reconheça a importância desta terra e que contribua para torná-la uma Nação ainda mais forte e soberana. Esperamos, que o amor à Pátria seja demonstrado por meio de atitudes como a preocupação com a preservação do meio ambiente, o respeito às pessoas e o cuidado com o local onde vivemos. Desejamos que este compromisso não fique restrito à Semana da Pátria, mas que seja uma missão conjunta e diária.”

DESFILE CÍVICO – No dia 7 de setembro, às 8 horas, acontece a abertura do desfile oficial, com hasteamento das bandeiras localizadas no pátio da Casa da Cidade e execução do Hino Nacional Brasileiro, que será interpretado pela Sociedade Musical Lira Tubaronense. Após a cerimônia de abertura, inicia o desfile das entidades militares e civis. Neste ano, 54 entidades vão desfilar pela avenida Marcolino Martins Cabral, divididas em quatro blocos: forças de segurança, instituições educacionais, entidades culturais/sociais/esportivas, encerrando com automotores e animais e cavaleiros do CTG Cidade Azul.