Reuniões técnicas entre profissionais dos CRAS acontecem ao longo da semana

No decorrer desta semana, foram realizadas nas Unidades Descentralizadas da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, CRAS I Humaitá, CRAS II Passagem, CRAS III Oficinas e no CREAS, reuniões técnicas com os Assistentes Sociais, Psicólogos e demais profissionais que atendem nesses serviços.

Os encontros foram conduzidos pela coordenadora do Programa Bolsa Família, Gilmara Esterchotter Nunes, e pelo responsável pelo setor de Cadastro Único, Michel Campos Mendes, que tem como objetivo informar sobre as alterações do Programa Auxílio Brasil para o Programa Bolsa Família, criado pela Medida Provisória Nº 1.164, de 2 de março de 2023.

Foram destacados os novos critérios para inclusão no programa, bem como alteração nos valores dos benefícios, formas de recebimento e regras sobre o acompanhamento familiar.

Outro tema discutido foi referente ao Processo de Averiguação e Revisão Cadastral, que visa a atualização dos cadastros que foram identificados pelo Governo Federal, se há alguma inconsistência, como, por exemplo, alteração na renda, pessoas que estão sozinhas nos cadastros (unipessoais), cadastros desatualizados há mais de 24 meses, dentre outros. No município 2.025 famílias estão no processo.

O coordenador do Setor de Cadastro Único destacou sobre a importância da atualização cadastral, em especial aquelas que estão em acompanhamento pelos serviços da assistência social e famílias que estão incluídas em algum programa social.

O município de Tubarão possui 3.066 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, sendo o valor médio do benefício de R$ 608,67, o que totaliza um investimento R$ 1,864.346,00.

Para outras informações as pessoas devem procurar atendimento na sede da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social e nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS do município.