Projeto do CEI Padre Paulo Herdt estimula percepção do mundo por meio dos sentidos
As crianças do CEI Padre Paulo Herdt estão vivenciando uma experiência diferente. Para estimular a construção de memórias auditivas positivas, a unidade educacional da rede municipal de ensino de Tubarão, criou o projeto “Brincando de sentir a música”.
O projeto surgiu da observação do comportamento das crianças e foi uma proposta da professora Camila Bernardo Silvano, com o objetivo de expandir a consciência corporal e percepção do mundo por meio dos sentidos. Para tanto, traços, sons, cores e formas são usados para aguçar a escuta, a fala, o pensamento e a imaginação.
Em uma das experiências, os pais das crianças gravaram mensagens expressando os mais diversos sentimentos. O conteúdo da mensagem foi ouvido pelas crianças e a reação filmada foi encaminhada aos pais. “A atividade gerou importantes conexões, pois além de ampliar o repertório da criança, proporcionar novas formas de sentir o mundo e aguçar a percepção corporal, reforçou os laços familiares, uma vez que os pais puderam falar para seus filhos palavras de carinho e incentivo, demonstrando sonoramente todo o seu amor”, explica a gestora do CEI, Marlise Nunes.
O projeto será desenvolvido até o final de setembro e deverá ter a participação de todas as turmas da unidade de ensino infantil.