Procon realiza pesquisa de preços do Dia das Crianças e orienta consumidores sobre os seus direitos

Com a chegada do Dia das Crianças, o setor de fiscalização do Procon realizou uma pesquisa de preços dos brinquedos em cinco lojas e coletou o preço de 53 produtos, os mais vendidos. Entre os produtos pesquisados estão: bonecas, bolas, patinete, skate, carrinhos, entre outros.

A pesquisa realizada se encontra no anexo.

Além disso, o órgão traz algumas orientações aos consumidores que devem ser observadas antes das compras.

A primeira dica é que o consumidor faça pesquisa de preço antes da compra, levando em consideração o que procura de verdade e as condições de pagamento. Além disso, é bom ter noção dos valores dos presentes e não se deixar levar por impulsos.

Outra dica importante é o consumidor ficar atento no momento da compra: brinquedos eletrônicos devem ser testados ainda na loja e a embalagem não pode estar violada. Esses fatores podem interferir na troca de um produto, tendo em vista que as lojas físicas só são obrigadas a trocar os produtos se eles apresentarem defeito.

Também é importante informar que as lojas não são obrigadas a ter uma política de troca, mas se houver, elas devem informar de forma clara aos consumidores.

Na hora da compra, também é importante que o produto venha acompanhado da nota fiscal. A sua falta inviabiliza a troca do produto pelo consumidor. A garantia para os produtos duráveis, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é de 90 dias comprovada por meio de nota fiscal. No entanto, o fornecedor pode conceder uma garantia maior, que é chamada de garantia contratual.

Outro aspecto importante é observar na embalagem a faixa etária impressa. O selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é uma garantia para as crianças. Produtos do mercado informal ou falsificados não possuem nenhuma garantia sobre sua procedência e parâmetros técnicos, pois não passam por testes.

No caso de compras realizadas pela internet, os pais ou responsáveis devem ter cuidados especiais. É preciso certificar-se de que os sites em que forem pesquisar possuam o nome e o CNPJ da empresa e informações necessárias para fazer contato, além de oferecem algum sistema de segurança no ato de compra. Além disso, atenção aos valores oferecidos pelos produtos ofertados. Preços muito abaixo da concorrência devem ser vistos com desconfiança. E atenção às especificações do produto que você quer comprar. Como você não tem o produto em mãos, as especificações permitem que você saiba qual é o seu tamanho ou que elementos compõem a sua textura, por exemplo.

Nas compras virtuais, o consumidor tem o direito de se arrepender e desistir no prazo de sete dias, contados do recebimento do produto.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon pelo telefone (48) 3621-9818 ou e-mail: procon@tubarao.sc.gov.br.