Prática realizada na rede municipal de Saúde de Tubarão é apresentada em seminário e está selecionada para evento nacional
A chamada mamanalgesia, experiência exitosa do município de Tubarão, foi apresentada no Seminário Macrorregional COSEMS 2024, dentro da segunda oficina nacional do projeto ImunizaSUS, nesta quinta-feira (11), em Criciúma, e está entre as cinco experiências aprovadas para o Congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde.
A prática da mamanalgesia é preconizada em todas as salas de vacinas do município, como uma estratégia para mitigar a dor durante a aplicação de vacinas em bebês, desde outubro de 2023. A mamanalgesia é um direito tanto da mãe quanto do bebê. Para se utilizar da técnica, basta que a mesma seja solicitada durante o atendimento. A rede municipal de Saúde conta, ainda, com uma sala de amamentação, localizada ao lado da Sala Central de Vacinação da Policlínica, para acolher mães e bebês.
A experiência foi selecionada dentre mais de 300 trabalhos inscritos, estando entre as 20 prioritárias e classificadas para apresentação oral no evento. A técnica foi apresentada pela enfermeira Fernanda Valgas, da Atenção Primária em Saúde, e o trabalho contou com as autoras Shaiane Salvador, da Regional de Saúde de Tubarão, e Vanessa Venâncio, coordenadora do setor, e está entre as cinco selecionadas para o Congresso Nacional do CONASEMS, o maior evento da área no mundo, e que está prevista para ocorrer entre os dias 30 de junho a 03 de julho, em Porto Alegre.
O secretário de Saúde, Marcelo Ribeiro parabenizou a equipe e ressaltou a importância do projeto. “Ficamos muito satisfeitos com o alcance do projeto que vai ser apresentado em evento nacional. Essa visibilidade vai possibilitar que outros profissionais da área da saúde tenham acesso à técnica e possam aplicá-lo em seus municípios. Então, estamos orgulhosos por termos em nossa secretaria servidores tão dedicados e preocupados com a saúde dos cidadãos.”
Foto: Divulgação/PMT