Ponte da Guarda está cerca de 70% concluída

As obras de construção da Ponte Vereador Edison Peicher de Carvalho, que liga a Guarda Margem Esquerda à Guarda Margem Direita, estão cerca de 70% concluídas. Uma primeira parte da travessia, na cabeceira do lado esquerdo do Rio Tubarão, já está finalizada.

As outras duas partes da obra também estão bastante adiantadas. Na parte central, bem no meio do rio, um par de colunas já está quase concluído, enquanto o outro par já teve as bases concretadas. Nos últimos dias, esse trabalho acabou prejudicado por conta das chuvas intensas que fizeram o nível do rio subir mais de dois metros.

Na margem direita, a primeira parte da ponte já tem as vigas longarinas colocadas. Operários da empresa Traçado estão realizando a montagem e fixação de todas as ferragens necessárias para a concretagem do pavimento e outras partes da nova ponte.

A ponte terá 175 metros de extensão, duas pistas de 3m80 de largura cada, passagem para pedestres nos dois lados e ciclovia de em um dos lados. Com os acabamentos e a barreira de proteção, a estrutura terá 12m80cm de largura. O investimento da Prefeitura é de R$ 21.336.236,15, com recursos do Finisa, com o prazo de execução de 420 dias a partir da entrega da ordem de serviço (feita no dia 29 de novembro de 2022).

Edison Fernando Peicher de Carvalho

A futura ponte que ligará as duas Guardas terá o nome de Edison Fernando Peicher de Carvalho, líder político da região da Guarda que foi vereador e faleceu em 2014. A homenagem se transformou na Lei 5.589 de 24 de novembro de 2021.