Policlínica terá novo horário de atendimento a partir de 15 de maio
A partir do dia 15 de maio a policlínica que funciona no Centro de Referência em Saúde da Margem Direita, em Oficinas, vai prestar atendimentos clínicos e de pequenas urgências no horário das 16 às 22 horas. O horário das 7 às 16 horas deixará de ser feito no local, sendo que os atendimentos ambulatoriais nesse período passam a se concentrar nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídas pelo município.
Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol, a mudança se deve ao encerramento da situação de emergência da Pandemia de Covid-19, que exigiu a contratação de uma equipe médica terceirizada. Com o encerramento do contrato emergencial, o município optou por readequar os horários.
“Estamos em um momento de transição na fundação, onde estamos chamando profissionais aprovados no concurso público e também encaminhamos um outro processo seletivo para que possamos dar continuidade aos atendimentos. Antes da pandemia, a policlínica funcionava apenas como um ambulatório de especialidades das 7 às 16 horas e das 16 às 22 horas prestava o atendimento clínico quando os postos de saúde estavam fechados. Vamos voltar para o mesmo modelo, sem o atendimento na policlínica, até porque em razão de questões legais não podemos contratar uma nova equipe para atendimento”, ressaltou Daisson.
O ingresso de profissionais aprovados no concurso público também deve favorecer, no futuro, a oferta de serviços e horários ao público. Muitos candidatos aprovados abriram mão das vagas e outros estão sendo chamados. No próximo dia 22 será feita a sexta chamada do concurso.
A recomendação é de que as pessoas que precisarem de atendimento médico sempre busquem, inicialmente, o posto de saúde do bairro onde mora, onde será feito o encaminhamento para atendimento posterior mais adequado caso seja necessário.
A expansão dos serviços de saúde no município deve ser reprogramada nos próximos meses com a abertura do Centro de Referência em Saúde da Margem Esquerda (UPA Manoel Bertoncini). O espaço está com as obras estruturais prontas e a prefeitura está em busca de meios junto ao Governo do Estado para providenciar todos os equipamentos médicos necessários.