Plano Municipal de Contingência (Plamcon) é tema de capacitação
Técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social participaram nesta terça-feira (23) de uma capacitação sobre o Plano Municipal de Contingência (Plamcon), documento que apresenta orientações como a indicação dos membros e as responsabilidades de cada órgão na gestão de eventuais desastres, definição dos sistemas de alerta e de atendimento emergencial à população. O evento foi realizado no auditório da Casa da Cidadania.
A capacitação foi ministrada pelo secretário de Proteção e Defesa Civil Ramon de Fáveri e pelo Agente de Proteção e Defesa Civil Arthur Britzke, com participação da secretária municipal de Desenvolvimento Social Kelly Botega Fortunato, sobre o papel da política municipal de assistência social em situações de emergências e calamidades públicas.
O Plano Municipal de Contingência busca orientar o município sobre as ações diante de um determinado cenário de risco. Nele estão pactuados os processos de gestão de riscos de desastres, estabelecendo-se acordos antecipados entre os envolvidos para permitir ações de resposta mais oportunas e eficazes.
A Secretaria de Desenvolvimento Social tem um papel decisivo nessas circunstâncias, pois ocupa um lugar central nas situações de emergência e calamidades na função de assegurar a proteção social às famílias e pessoas afetadas. Dentre as principais ações destacam-se o acolhimento, identificação de perdas e danos ocorridos, cadastramento da população, articulação com a rede de políticas públicas e redes sociais de apoio para prover as necessidades detectadas e o acesso a benefícios eventuais.