Pautas sobre o município são abordadas em reunião do GGI

Nesta quinta-feira (22), diversos assuntos de interesse do cidadão tubaronense foram tratados na Sala de Atos da prefeitura de Tubarão, junto dos integrantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Estiveram presentes os representantes da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do município, da Secretaria de Defesa Civil do estado, da Guarda Municipal de Tubarão (GMT), da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), da Polícia Militar, da Secretaria de Serviços Públicos, da Gerência de Trânsito da Secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Fundação de Meio Ambiente (Funat), Secretaria de Urbanismo e do Fórum das Entidades, assim como o prefeito em exercício Gelson Bento.

Na oportunidade, as ações feitas pelos órgãos citados foram debatidas e apresentadas, sempre colocando o cidadão tubaronense como prioridade e, fazendo futuras projeções para que novas ações sejam tomadas pelas secretarias devidamente responsáveis.

Ações da Coordenadoria da Defesa Civil

O Coordenador de Defesa Civil, Diego Goulart, apresentou as ações tomadas pelo município com relação aos últimos acontecimentos climáticos. O relatório continha informações sobre o volume de chuvas que caiu na cidade, a velocidade dos ventos, a temperatura e o nível que o Rio Tubarão alcançou durante o período. Felizmente, nenhum Tubarão não teve nenhum desabrigado. Preventivamente, 19 idosos da Casa de Repouso Ággia foram realocados durante uma noite, mas retornaram no dia seguinte sem nenhuma ocorrência de sinistro. Algumas ruas afetadas por alagamentos também foram identificadas e apresentadas, e dúvidas sobre os funcionamentos das bombas foram sanadas para quem ainda as tinha. Vale destacar que as bombas para o escoamento da água nas ruas é acionada quando o Rio Tubarão atinge altura superior a três metros, nível considerado crítico para a segurança dos moradores da cidade.

A participação das Secretarias de Infraestrutura e de Serviços Públicos foi muito exaltada, principalmente com relação a desobstrução e limpeza de diversas valas, bueiros e bocas de lobo do município. A instalação das novas comportas na região da Congonhas também foi mencionada e auxiliará no escoamento de água na região em possíveis alagamentos. Como ações preventivas em caso de maiores danos em virtude do ciclone extratropical gerado na última semana, o texto do Decreto de Emergência foi antecipado. O mapeamento para instalação de novas comportas ao longo do Rio Tubarão foi feito, assim como o aviso prévio aos presidentes das associações de moradores das localidades mais baixas. Um Plano de Emergência também foi formalizado junto ao Complexo Prisional de Tubarão. Caso o rio atingisse 3,5m, os internos seriam transferidos.

A Defesa Civil também mostrou imagens sobre as 50 toneladas de entulhos que encontravam-se presos juntos aos pilares das pontes de Tubarão. “Quero parabenizar a toda equipe da Defesa Civil. Foram muitas prevenções feitas, caso viesse a acontecer algo maior. Também parabenizo a Secretaria de Serviços Públicos pelas limpezas feitas na cidade, que caso não fossem realizadas, mais problemas surgiriam”, destacou Gelson.

Segurança do tubaronense

Representando o Secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio, que não pôde estar presente por razões de saúde, a GMT também demonstrou os serviços prestados junto a comunidade tubaronense. As abordagens sociais feitas junto com a FMDS foram mostradas em vídeos. Nas oportunidades, as servidoras deslocam-se com a base móvel da guarda, escoltadas pelos agentes da corporação, nos locais onde os moradores em situação de rua mais se encontram. Elas oferecem auxílio às pessoas em questão, que podem ser encaminhados para sua cidade natal ou para atendimento médico no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).

Recentemente, a GMT também começou a atuar em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, que efetua a limpeza dos locais onde as abordagens são feitas. Infelizmente, por vezes, os locais onde as pessoas em situação de rua estão encontram-se tomados de lixo, e, até mesmo, vestígios de drogas. O trabalho de conscientização com a população de Tubarão iniciou nas últimas semanas, quando a Gerência de Trânsito em parceria com a CDL, instalou em diversos semáforos e sinalizações de trânsito, as placas com os dizeres “Não dê esmola”.

A vice-presidente do Fórum das Entidades de Tubarão, Silvana Zardo, também compareceu na reunião, explanando a vontade da entidade participar do GGI.

“Fizemos mais uma reunião do GGI, que trata sobre a segurança e a qualidade de vida dos tubaronenses. A gente monitora todas essas situações e temos visto ótimos resultados. Atuamos com relação aos moradores em situação de rua e também nas ações de prevenções em decorrência do ciclone extratropical que atingiu nossa região na última semana.”

Divulgação/PMT
Divulgação/PMT