Campanha de vacinação para pecuaristas segue no município

A campanha de vacinação voltada aos pecuaristas para imunizar os rebanhos contra as clostridioses e raiva dos herbívoros, promovida pelo setor de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, intensificou-se nos últimos dias.

Ainda restam 2000 doses da vacina contra o carbúnculo e pouco mais de 300 doses contra a raiva. O carbúnculo é formado por uma série de doenças, entre elas a peste de sangue, a manqueira, o tétano e a enterotoxemia, que levam os animais a morte súbita sem tempo de tratamento.

A raiva é uma doença nervosa, sem tratamento conhecido e que pode ser transmitida dos animais contaminados para os seres humanos. A doença é transmitida pelo morcego hematófago (sugador de sangue), que vive em regiões de furnas, tocas de pedras e cavernas, saindo a noite para se alimentar do sangue dos animais domésticos.

O setor de Agricultura orienta que os moradores de áreas montanhosas do município imunizem os animais, para evitar a doença. A vacinação é principalmente recomendada para as comunidades de Alto Pedrinhas, Sertão dos Mendes, Areado, Caruru, Rio do Pouso e Rio do Pouso Alto, Guarda MD e KM 60 onde foram registradas colônias de morcegos hematófagos, de acordo com os últimos diagnósticos da doença na região.

Para a aquisição da vacina os interessados devem procurar o setor de Agricultura da prefeitura de Tubarão para retirar a autorização. Maiores informações pelo podem ser obtidas pelo telefone 3628-4302 no horário das 13h às 17h, com a veterinária Alda Leitão.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT