Atividade física pode evitar problemas reumáticos
As pessoas que têm dupla jornada de trabalho não costumam tirar um tempo durante o dia para atividades físicas, muitas vezes o problema não é a falta de vontade, mas a falta de tempo. Isso deve ser avaliado com bastante cuidado, pois a falta de exercício físico pode desencadear vários problemas e entre eles estão as doenças reumáticas.
Em um período, Cátia Cilene Silveira Bunilia, de 42 anos, é secretária em um escritório de advocacia, no outro é telefonista na Prefeitura Municipal de Tubarão. Depois da jornada diária de trabalho ela ainda cursa Radiologia, e precisa descansar para amanhecer cedo no dia seguinte. “Exercícios físicos na minha vida, no momento, não dá tempo, no final de semana tem a correria da casa, realmente sou uma sedentária, e o corpo sente isso”, contou Cátia.
Existem dois tipos de reumatismo: o inflamatório (Lupus, Artrite Reumatóide, Polimialgia, Vasculites) que esse não tem cura, mas tem controle; e o reumatismo degenerativo (Artrose, Osteoporose, Lesões por traumas repetitivos, Burcites, Tendinites), que apresenta grande evolução com tratamento adequado.
As lesões por traumas repetitivos podem ser desencadeadas através da postura inadequada, e por movimentos repetidos. “Em uma empresa de cerâmica, por exemplo, a pessoa passa o dia inteiro fazendo o mesmo movimento”, explicou o médico reumatologista, Glauco Schmidt. A dica é “mudança de estilo de vida, mudança postural”, disse o profissional.
No trabalho mais pesado, como na construção civil e outras profissões relacionadas, precisam de atenção. “Algumas atividades necessitam que a pessoa faça alguns movimentos que podem desenvolver tendinites e burcites, que são lesões por aumento de esforço em alguma localização”, explicou.
De acordo com o especialista, para evitar, a recomendação é a mesma em boa parte das doenças. “Manter uma alimentação saudável, e praticar exercício físico”, e para as pessoas como a Cátia, que trabalham durante todo o dia, a dica é a ginástica laboral. “E quem não consegue adaptar o tempo ao exercício, deve tirar algum período durante o dia para mudar de postura”, destacou. E para quem quer saber se a dor é reumática, o principal sintoma é apenas dor.
Fonte: Daniela Goulart/PMT