Reunião faz balanço do primeiro dia após vendaval

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (17), na sede da Secretaria de Defesa Civil, representantes de diversas entidades acompanharam as explicações e o balanço das ações realizadas até o momento em resposta ao evento climático que atingiu Tubarão na tarde deste domingo.

O encontro foi conduzido pelo prefeito Olavio Falchetti, juntamente com o secretário de estado de Defesa Civil, Rodrigo Moratellii, que explicaram aos presentes todo o processo que culminou no fenômeno, e as suas consequências ao município e cidades vizinhas, com esplanações técnicas que confirmaram que a velocidade dos ventos ultrapassou os 100 km/h.

Logo após a explicação, os representantes das entidades fizeram um resumo das ações já realizadas, a começar pelas forças tarefas montadas pelo Corpo de Bombeiros, com participação de oficiais de Criciúma, São José e Lages, e que tiveram como prioridade trabalhos para o restabelecimento da energia elétrica e da limpeza de ruas com a retirada das árvores que foram derrubadas. Cerca de 90 ocorrências foram atendidas pela força tarefa desde a passagem dos ventos.

Ainda nesta segunda-feira, trabalhos de cadastramento social para o recebimento de lonas foram realizados durante todo o dia com aproximadamente 700 famílias sendo atendidas.

Outro importante ponto do encontro foi referente à ajuda que os empresários receberão do governo do estado, conforme anunciado nesta segunda pelo governador Raimundo Colombo, através de uma linha crédito especial que será liberada. Entretanto, os empresários deverão realizar, junto ao Corpo de Bombeiros, uma vistoria dos dano em suas propriedades, e consequente emissão de certidão para liberação dos recursos.

Por fim, ficou agendada para o início da tarde desta terça-feira (18) nova reunião, para tratar do fechamento do formulário de registro junto à Secretaria de Estado de Defesa Civil.

 

 

Fonte: Decom/PMT