Obras na ponte do Caruru foram finalizadas

As obras na ponte do Caruru foram finalizadas com a instalação do kit de transposição (ponte) que liga os bairros Caruru e Guarda ME na manhã desta quinta-feira (17). Com a colocação dos quatro módulos de concreto, entregues pela secretaria de Defesa Civil estadual, estrutura já foi liberada para o tráfego de veículos. A inauguração da ponte será realizada neste sábado (19), às 10h.

O kit de transposição de obstáculo contém nove metros de extensão por cinco metros de largura. Com isso, a ponte suportará cerca de 50 toneladas, sendo que um caminhão carregado poderá atravessar sobre ela. A primeira tentativa de instalação foi realizada no início deste mês, mas em função da altura da lança a colocação não foi possível devido a rede de energia que cruzava a ponte em altura inferior a necessária.

Foram investidos na obra R$ 73.717,98 com recursos próprios da prefeitura de Tubarão. Por meio da secretaria de Infraestrutura, foram edificadas as duas cabeceiras da ponte em concreto, de acordo com recomendações do fornecedor da estrutura superior (pista) da ponte, as quais serviram de berço das peças de concreto protendido por cabos de aço. A colocação de material nas cabeceiras também já foi realizado para permitir que o tráfego flua com segurança, deixando as comunidades do entorno com suas vias de acesso normalizadas e com capacidade de escoamento bastante superior ao que era possível anteriormente.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT