Defesa Civil detalha projeto de drenagem
Em 2010 o município de Tubarão foi acometido por fortes chuvas que provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade, determinando decretos de situação de emergência. Neste período, a Vila dos Ferroviários foi uma das áreas mais afetadas.
Um acompanhamento dos alagamentos da área próxima ao campo do Noroeste – no entorno da rua dos Ferroviários foi realizado pela secretaria de Proteção e Defesa civil, adquirindo informações essenciais para que sejam obtidas soluções para os problemas de inundação. “Conforme os nossos estudos, o alagamento, até então, se dá quando a chuva é equivalente a 50mm por hora. Hoje, a drenagem pluvial utiliza a mesma tubulação do sistema de esgoto sanitário”, ressalta o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques.
Ainda de acordo com o secretário, os alagamentos que ocorrem na região são decorrentes de sistema de drenagem com capacidade limitada de escoamento. “A água de chuva proveniente de aproximadamente 1km² de área de contribuição, e quando ocorre uma precipitação intensa, os equipamentos existentes não dão vazão”, explica Rafael.
O projeto de instalação da rede de drenagem foi elaborado em parceria entre as secretarias de Defesa Civil e Infraestrutura.
O município contará com a contribuição de recursos federais para a execução das obras. A verba é referente à emenda parlamentar disponibilizada pelo deputado federal Pedro Uczai no valor de R$ 248.850,00, proveniente do Programa de Planejamento Urbano do Ministério das Cidades.
Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT