De convocações a novos projetos: veja como foi 2022 para o basquete de Tubarão

O basquetebol da cidade de Tubarão teve um ano promissor em 2022. A equipe de base do Sharks Basket foi campeão da Copa Santa Catarina, na categoria sub-17 neste ano. Eles também foram vice-campeões na categoria sub-22, e terceiros colocados na categoria sub-19.

 

No título da Copa, a equipe derrotou os times de Rio do Sul, Joinville e Porto União. As boas atuações renderam convocações aos atletas Arthur Tavares, Pedro Henrique, Alexandre Bonfim e Alexandre Guarezi a seleção sub-18 de Santa Catarina. Os jogadores Ramon Rodrigues e Marcus Vinícius, também foram convocados para a seleção sub-17 estadual.

 

No âmbito regional, o time sub-14 foi terceiro colocado na Copa São Bento do Sul. Na Olesc, o time foi eliminado ainda na fase de grupos, com a cesta da derrota acontecendo no último segundo da partida. Nos Jogos Estudantis de Santa Catarina (Jesc), o time obteve vitórias contra Jaraguá, Criciúma e Lages na fase de grupos da etapa Estadual. Passou por Joaçaba nas quartas e Joinville nas semis, e sendo derrotado na final para Florianópolis.

 

A equipe também disputou o Campeonato Estadual da Federação Catarinense de Basquete. Se classificou na fase de grupos com sete vitórias e três derrotas. Foi eliminado no quadrangular semifinal, com uma vitória e duas derrotas.

 

O basquete de Tubarão não conta com nenhuma categoria feminina. Há um projeto sendo fomentado para que haja uma equipe feminina na disputa da Olesc em 2023.

 

O basquete de Tubarão recebem apoio da prefeitura, através da Fundação Municipal de Esporte (FME), por meio dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico. Também recebe apoio do Centro Universitário de Capivari de Baixo – Univinte/Fucap.