Tubarão recebe convite para encontro anual sobre educação financeira, realizado no Rio de Janeiro
O Núcleo de Educação Financeira da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), que possui sede na secretaria Municipal de Fazenda de Tubarão, participa nesta quinta-feira (15) de um encontro anual no Rio de Janeiro. O encontro entre Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e CVM é realizado entre esta quinta e sexta-feira (16). O evento é do Centro de Educação Financeira e Alfabetização na América Latina e no Caribe (LAC).
A OCDE é um fórum no qual os governos comparam e trocam experiências de políticas públicas, identificam boas práticas e desafios emergentes, além de promover decisões e recomendações para produzir melhores políticas para o bem-estar econômico e social das pessoas.
O LAC, citado anteriormente, é um centro de intercâmbio de conhecimento sobre educação financeira eficiente e questões relacionadas, como: inclusão financeira e proteção ao consumidor, para o Brasil e toda a região das Áreas Livres de Comércio (ALC).
Nesse contexto Tubarão foi citado por Tiago Godoy, diretor da XP Investimentos de São Paulo, como um programa inédito, que serve de modelo para o país
O Programa Municipal de Educação Financeira e Fiscal de Tubarão, criado pela Lei Municipal 5.622, de 28 de janeiro de 2022, recebeu o convite da OCDE e da CVM para participar do workshop sobre educação financeira nas escolas. Se trata de uma conversa regional e intersetorial, que terá a apresentação de três realidades exitosas de Educação Financeira do Brasil, através dos municípios convidados: João Pessoa (PB), Santarém (PA) e Tubarão.
A educadora financeira e diretora de Desenvolvimento Socioeconômico de João Pessoa, Priscilla Mendonça, a professora Josiane Vieira da Silva e diretora da EMEB Manoel Rufino Francisco, Nara Marcos Alves Hobold, de Tubarão, além das professoras da comunidade indígena de Santarém, Sandra Maria Pereira e Elielma Pereira dos Santos representarão seus municípios.
O Coordenador do Núcleo de Excelência de Educação Financeira da CVM para Santa Catarina, professor e gerente da secretaria Municipal de Fazenda de Tubarão, Felipe Felisbino, acompanhará a VI Reunião da Rede Regional OCDE/INFE LAC, como convidado observador, para a elaboração do cronograma de trabalho da rede para 2023 e 2024, com a discussão sobre a próxima coleta de dados sobre alfabetização financeira no Brasil. Felipe também é vice-presidente do CEE/SC.
“É muito gratificante participar deste grande encontro sobre educação financeira no Rio de Janeiro, com representantes de vários países. A educação financeira consiste em tornar o indivíduo capaz de tornar decisões coerentes no que tange questões referentes ao uso apropriado do dinheiro.”, destaca a professora Josiani Vieira.
“Capacitar nossos alunos desde os primeiros anos do ensino fundamental, possibilita ao longo de sua vida a conquista do equilíbrio financeiro que é fundamental para a qualidade de vida e a dignidade como cidadão.”, conclui a diretora Nara Alves.
O evento conta com a participação de representantes do Brasil, Costa Rica, México, Itália, Colômbia, Chile, Nova Zelândia e Canadá. O evento será transmitido para os 38 países-membros da OCDE em Inglês, Espanhol e Português.
Para o secretário de Fazenda, Raphael Bianchini, este reconhecimento da OCDE e da CVM é marcante para a cidade, pois o programa superou as expectativas. Mesmo competindo com as limitações impostas pelo calendário eleitoral de 2022, a 1ª Conferência Infantojuvenil de Educação Financeira e Fiscal, realizada em novembro, “foi um sucesso”, e contou com a participação de mais de 1.100 estudantes das três redes de ensino.
A OCDE ainda conta com parceiros estratégicos, que são: África do Sul, Brasil, China, Índia e Indonésia.