Confira como foram as equipes de vôlei ao longo do ano

Através da Fundação Municipal de Esporte (FME), diversos esportes têm a prática incentivada na cidade. É o caso da Associação de Voleibol Tubaronense (AVT), que demonstrou evolução em todas as categorias disputadas. O primeiro passo, foi o aumento de 100, para 200 atletas no projeto “Voleibol: Mente e Corpo”, fazendo inclusive, com que os técnicos das seleções brasileira e catarinense, assim como treinadores de outros estados, ligassem para a associação para conhecer o projeto melhor.

 

Duas jogadoras oriundas do projeto, atualmente seguem carreira nas cidades de Nova Trento e Estrela (RS). O projeto é prioritariamente social, e conta com uma psicóloga, que atende as meninas do projeto individualmente e em grupo. Prioritariamente, o “Voleibol: Mente e Corpo” é um projeto social, mas possui características de formação, já que são dadas aulas para as meninas, de 12 a 17 anos que integram o projeto.

 

Falando de conquistas dentro das quadras, o vôlei feminino, que ocupou as últimas colocações em 2019 e 2021 na Liga de Voleibol de Santa Catarina, neste ano, foi vice-campeão geral na Série Prata e terceiro colocado na Série Bronze da liga.

 

Confira os resultados de cada categoria na Liga de Voleibol de Santa Catarina:

 

– sub-13: 2º colocado na Série Prata;

– sub-14: 3° colocado na Série Bronze;

– sub-15: 2º colocado na Série Bronze;

– sub-16: 2º colocado na Série Prata;

– sub-17: 2° colocado na Série Prata;

– sub-19: 3º colocado na Série Prata.

 

Nas Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina (Olesc), o time foi vice-campeão na etapa Microrregional. Posteriormente, a equipe ficou na 4ª colocação da etapa Regional dos Joguinhos, classificando-se pela primeira vez na história para a etapa Estadual nesta categoria. Em Blumenau, na etapa Estadual, a equipe finalizou a competição na 16º colocação.
Nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), onde Tubarão foi uma das cidades sedes na etapa Regional Sul, o time da Cidade Azul terminou na 5ª colocação e não avançou a Rio do Sul, local da etapa Estadual.

 

O último fim de semana foi marcado pela confraternização de encerramento de ano na Associação. No sábado (10), as jogadoras participaram de um festival de competições entra elas, com café servido durante o dia. No domingo (11), a confraternização foi para os pais e torcida organizada das atletas. Ao fim, os professores receberam homenagens de pais e atletas. Na ocasião, Vanderlei Alves, ex-jogador profissional e pai de uma das integrantes da AVT, pronunciou um discurso emocionante como forma de homenagem.

 

O vôlei masculino não ficou para trás, e participou da Liga Sul de Voleibol. Cada categoria e etapa teve partidas em cidades diferentes. Na sub-14, foram as cidades de Morro da Fumaça (etapa 1 e final) e Forquilinha (etapa 2). Na sub-15 foi a vez de Tubarão (etapa 1), Florianópolis (etapa 2) e a final realizada também em Tubarão. Na categoria sub-16, Morro da Fumaça e Tubarão (etapa 1 e 2) e também Braço do Norte (etapa final). Por fim, na sub-17, Braço do Norte (etapa 1 e final) e São José (etapa 2).

 

Confira as colocações:

 

– sub-14: 4º lugar na chave Ouro;

– sub-15: 1° lugar na chave Prata;

– sub-16: 5° lugar na chave Ouro;

– sub-17: 3º lugar na chave Ouro.

 

O time também disputou a Olesc e Jasc, mas em ambos a equipe foi eliminada na primeira fase. Iniciou ganhando de 3 sets a zero de São Joaquim e perdeu na sequência também por três a zero para Santo Amaro da Imperatriz. No Jasc, a Cidade Azul foi 7ª colocada na etapa Regional e não avançou ao Estadual em Rio do Sul.