Fórum de Educação Inclusiva reúne educadores da rede municipal de ensino

Professores dos anos iniciais, pré-escolar, profissionais de apoio escolar, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e gestores da rede municipal de ensino de Tubarão lotaram o auditório do Senac, na tarde desta quarta-feira (30), para acompanhar as palestras do fórum “Educação Inclusiva: Caminhos a Percorrer – Garantia de Direitos”.

 

O evento foi aberto pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva e prosseguiu com as palestras do professor/doutor David Rodrigues, da Universidade de Lisboa e da doutora Gabriela Maria Dutra Carvalho, da Udesc.

 

Palestrante, com 34 livros publicados em Portugal, Brasil, Espanha e Alemanha e com diversos artigos inseridos em revistas da especialidade, Davi Rodrigues trouxe uma reflexão sobre educação inclusiva e educação especial. Segundo ele, é necessário criar ambientes inclusivos para se ter respeito pela diversidade; enriquecimento do processo de aprendizagem e criação de uma base de coexistência numa ética de humanismo, para banir o preconceito, seja ele qual for. “Escola inclusiva se diversifica para atender todos os alunos”, ressaltou.

 

Já a doutora Gabriela Maria Dutra Carvalho abordou o tema “Educação Sexual e Direitos Humanos”, palestra que teve como mediadoras a professora Cléia Demétrio Pereira, da Udesc e a professora e mestranda Silvana Aparecida Nogueira.