Tubarão acumula mais de 10 medalhas no Jasc

Os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), iniciaram na última quinta-feira (10) e Tubarão saiu mostrando todo talento dos atletas no começo da competição. Logo no primeiro dia, a Cidade Azul conquistou o primeiro ouro em Rio do Sul. Na ocasião, o ouro veio para as competições de tiro, na modalidade trap americano individual. Tubarão também ficou em primeiro lugar na categoria trap double.

 

Na terça-feira (15), o atletismo encerrou as competições, e Tubarão finalizou na sexta colocação geral no atletismo feminino, enquanto no masculino, na 11° colocação geral. Monique Varmeling foi ouro no salto em altura, Andriele Zander prata no salto em distância, Lilian Siebert prata no lançamento de dardo, Morgana Matias bronze no salto com vara e Maurício Machry foi bronze no arremesso de peso.

 

Durante o feriado, um esporte que representou em peso a cidade, foi o jiu-jitsu, que finalizou as disputas com um ouro no masculino e outro no feminino, uma prata masculina, três bronzes masculinos e mais um bronze no feminino. Vale destacar, que o jiu-jitsu viajou com oito atletas masculinos, onde cinco foram as semifinais, e três atletas femininas, das quais duas foram as semis.

 

O basquete masculino entrou em quadra pela primeira vez na sexta, e Tubarão infelizmente saiu perdendo para Jaraguá do Sul, por 100 X 51. No sábado (12), a derrota foi para Blumenau, por 114 X 29 e por fim, no domingo (13), Tubarão venceu Balneário Camboriú por 66X51.

 

No mesmo fim de semana, os tubaronenses representaram no Bolão 23. No masculino, Tubarão venceu Ipira por 1.410 X 1.381. Uma nova vitória veio sobre Xanxerê, desta vez por 1.418 X 1.387. Dando sequência a invencibilidade, venceram Chapecó por 1.419 X 1.411, e a primeira derrota veio no detalhe, diante de Agrolândia, por 1.417 X 1.416, o que eliminou Tubarão, que ficou na quinta colocação entre 16 cidades. As disputas femininas iniciam a partir de quinta. Tubarão enfrenta Palmitos e Timbó pelo grupo B.

 

O fim de semana ficou marcado pela eliminação no futsal masculino também. Pelo grupo D, Tubarão iniciou vencendo Cunha Porã por 8 X 4, depois empatou com Pinhalzinho com um 0 X 0 e terminou a fase perdendo para Blumenau por 5 X 3. No futsal feminino, Tubarão fez parte do grupo A, e saiu perdendo para Xanxerê por 4 X 2 na terça. A segunda partida será nesta quarta diante de Brusque, e fechando a fase de grupos, o duelo da vez será contra Itajaí na quinta.

 

Também a partir de quinta, a ginástica rítmica inicia as apresentações, que encerram no sábado (19). Na sexta-feira (18), será a vez do judô iniciar as lutas que encerrarão a competição, junto do karatê.

 

No handebol feminino, que iniciou na última sexta, Tubarão empatou em 20 X 20 com Florianópolis, pelo grupo C. No domingo foi derrotado por 37 X 15 por Concórdia e foi eliminado na segunda, ao perder para Blumenau por 45 X 13.

 

O vôlei de praia feminino iniciou ainda no sábado, com Tubarão perdendo por 2 sets a zero de Balneário Piçarras. No domingo, venceu São José por 2 X 0, mas no mesmo dia, foi derrotado novamente por 2 X 0 para Pomerode encerrou sua participação no torneio.

 

Uma novidade neste Jasc 2022, é a primeira participação do Box de Tubarão no torneio. Duas medalhas de prata foram conquistadas. O lutador Gustavo Oliveira, na categoria até 91 Kg (pesado), e também o Helton dos Anjos, na categoria acima de 91 Kg (superpesado) foram os medalhistas da vez, deixando a equipe no quinto lugar geral.

 

Os atletas da natação viajaram nesta quarta (16), e começam as provas a partir de quinta. Tubarão vai competir no masculino e feminino, e ao todo 26 nadadores vão representar o município.

 

O esporte de Tubarão recebe apoio da prefeitura através da Fundação Municipal de Esporte (FME), por meio dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico.