Município inicia levantamento de famílias para participar do programa de eficiência energética da Celesc
A Fundação Municipal de Desenvolvimento Social iniciou, nesta terça-feira (8), o levantamento de famílias com perfil de baixa renda para participar do Programa de Eficiência Energética (PEE), idealizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica e encaminhado no Estado pela Celesc. A iniciativa busca substituir lâmpadas, chuveiros e geladeiras antigas por equipamentos mais novos, o que gera uma economia na conta de energia elétrica das famílias beneficiadas.
O cadastro das famílias é feito pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Inicialmente, serão realizadas visitas agendadas pela equipe da empresa 5EC Engenharia Ltda, responsável pela avaliação, troca de lâmpadas, chuveiros e ainda pelo diagnóstico de geladeiras e freezers para possível troca.
Os requisitos exigidos das famílias para se habilitarem no programa são estar em situação de baixa renda, não ter dívidas com a Celesc e possuir insuficiência energética por conta de aparelhos antigos em casa.
A escolha do município de Tubarão para a execução do projeto se deu pelos impactos da enchente do mês de maio. Segundo Thiago Jeremias, gerente da Divisão de Eficiência Energética da Celesc, o apoio da prefeitura de Tubarão, através das equipes dos CRAS, é fundamental para o sucesso do projeto, pois auxiliará na identificação das famílias, objetivando economia e melhoria da sua qualidade de vida.