Município apresenta resultados do IDEB referente ao ano de 2021

A Fundação Municipal de Educação apresentou, nesta sexta-feira (23), em entrevista coletiva à imprensa, na Sala de Atos, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O município considerou os resultados positivos, pois quando comparado com o Ideb 2019 houve crescimento no Ensino Fundamental I, etapa da aprendizagem que somente 26% dos municípios do Brasil cresceram. A rede municipal evoluiu também no Ensino Fundamental II, etapa em que somente 15% dos municípios brasileiros apresentaram crescimento.

 



Estes crescimentos são ainda mais significados porque a rede municipal de ensino de Tubarão manteve o sistema de aprovação/reprovação, mesmo com a orientação do Conselho Nacional de Educação para aprovar, automaticamente, todos os estudantes no ano de 2021. Estados e municípios que seguiram esta orientação estão com o Ideb 2021 inflados artificialmente, uma vez que menor reprovação significa maior Ideb.

 



A rede municipal de Ensino não só manteve a aprovação/reprovação como manteve, também, a régua alta da qualidade: média sete com quatro bimestres, o que exige 28 pontos para aprovação dos estudantes, em vez da média seis em três trimestres, que exige apenas 18 pontos. Isso significa que o IDEB da rede municipal de Ensino de Tubarão expressa o que, de fato, os estudantes estão aprendendo.

 



“Passamos de 4,8 para 5,2 e esse é o número que mais nos interessa porque é aqui nos, anos finais, que o Brasil tem mais dificuldade para crescer. E se não tivesse a reprovação seria ainda maior, iria para 5,75. E tudo isso mantendo alta a régua de exigência de qualidade, pois em vez da aprovação automática nós mantivemos a média de 28 pontos para que o aluno seja aprovado”, destacou o presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva.

 



Os resultados do IDEB oficial, segundo Maurício, teriam sido melhores se o município tivesse optado pela aprovação automática, mas os diagnósticos sobre a qualidade do Ensino seria inflado artificialmente.

 

 



“Quando não compreendidos, os resultados se tornam uma enganação para a própria rede de Ensino, para os pais e para os alunos, porque eles não estão expressando de fato aquilo que os alunos aprenderam. Então nós preferimos um resultado que expresse a realidade dos estudantes até para que cada um saiba o que fazer para melhorar o que ainda não está bom”, completou.

 



Durante a apresentação dos resultados do IDEB, o prefeito Joares Ponticelli lembrou Tubarão tem investido em Educação além dos 25% previstos pela Constituição.