POLIO: A (i)responsabilidade é sua!

Também conhecida como Paralisia Infantil, a Poliomielite é uma doença causada pelo polliovírus, na qual ele invade o sistema nervoso, e nos casos mais graves, causa a paralisia permanente. A doença afeta principalmente crianças menores de 5 anos. A Polio, é extremamente contagiosa, e a única forma de prevenção é a vacinação.

 

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o último caso de polio no Brasil foi no ano de 1989. No país, ela foi considerada erradicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1994, junto com outros países das Américas.

 

Entretanto, a doença corre sério risco de ser reimplantada no país. Isto porque, os índices de cobertura vacinal em todo país estão baixos. Tubarão é um péssimo exemplo do atual cenário, visto que, menos de 60% das crianças da cidade foram levadas para receber a vacina. O estado de Nova York (EUA), declarou nesta semana estado de emergência, devido ao surto da doença na região.

 

É responsabilidade dos pais levar as crianças para serem vacinadas contra a Poliomielite. Também será irresponsabilidade dos pais, deixar que os filhos fiquem paralisados para o resto da vida.

 

Portanto, se você é pai, mãe ou responsável de alguma criança, entre 1 e 4 anos 11 meses e 29 dias, é seu dever levá-lo para vacinar. Se você faz parte do círculo social que envolva crianças dessa idade, oriente e instrua os pais das mesmas para que sejam imunizadas.

 

Vítima da Polio ressalta a importância da vacinação

 

Guto Nuernberg, vice-presidente do Grupo GAM, de Tubarão, gravou um vídeo alertando a população tubaronense sobre o risco da doença. Guto contraiu o vírus na infância, com 2 anos de idade, e convive com a paralisia durante a vida inteira.

 

Até os dias de hoje, ele sofre com as complicações que a doença o trouxe. Guto ressalta que a necessidade de levar a criança para vacinar é dos pais, e também destaca que a criança não pode ser prejudicada por uma irresponsabilidade dos mesmos. “Se você ama seu filho, você não deve imaginá-lo com as limitações que eu tenho.”

 

O vídeo será divulgado nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Tubarão e pode ser conferido na íntegra no anexo.

 

Situação da Polio em Tubarão

 

Atualmente na Cidade Azul, pouco mais da metade da população infantil foi vacinada contra o vírus. A estimativa daqueles que devem receber o imunizante é de 5.021 crianças, mas apenas 2.958 tomaram a gotinha, totalizando 58,91% da cobertura vacinal completa.

 

Do número citado acima, são 712 doses aplicadas em crianças de 1 ano (52,62%), 750 doses em crianças de 2 anos (61,73%), 742 em crianças de 3 anos (60,47%) e 754 doses aplicadas em crianças de 4 anos (61,50%).

 

Confira os locais para vacinar e pegar o comprovante para matrículas/rematrículas das crianças

 

Neste sábado (17), as salas de vacinação da cidade vão abrir, das 09 às 13 horas, para avaliação e atualização das vacinas. Segue a lista dos lugares:

 

– Campestre – Morrotes – Sertão dos Corrêa – São Martinho 2 – Vila Esperança – São Martinho 1 – Morro Da Caixa – Dehon – Revoredo – São Cristóvão – Oficinas 2 – Congonhas – Fábio Silva – Humaitá – São João – Bom Pastor – Policlínica – Monte Castelo.

 

Além deste sábado, de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), preferencialmente com salas de vacinas, os pais ou responsáveis também podem levar as crianças junto com a caderneta de vacinação para verificação e atualização das demais vacinas, caso necessário.

 

Ao imunizar a criança, o responsável deve pegar a declaração comprovando a vacinação em dia, para que possa ser feita a matrícula e rematrícula da mesma, nas escolas municipais. A partir desta quarta-feira (14), estará aberto o período para rematrícula, e na próxima segunda-feira (19).

 

A declaração deve ser pega preferencialmente no ato da vacinação, mas pode ser obtida em até dois dias úteis pós-vacina.

 

As unidades que não possuem sala de vacinação irão orientar os responsáveis para qual unidade mais próxima os pais/responsáveis devem se dirigir. Tais unidades podem verificar se há necessidade de atualização e também enviar uma cópia da caderneta ao restante da equipe, porém, é o usuário que deve pessoalmente pegar a declaração em uma unidade com sala de vacinação.

 

Você pode conferir a lista das salas de vacinas e os horários de atendimento clicando aqui e o cronograma do ônibus “Saúde Mais Perto de Você” aqui.