Começa terceira turma do projeto “Programando o Futuro”

Uma nova turma com 40 jovens, sendo 19 soldados do Exército de Tubarão e 21 da comunidade, iniciou nesta terça-feira (23), as aulas do projeto “Programando o Futuro”.

 

Esta é a terceira turma do programa que visa capacitar jovens para oportunidades de inserção no setor de TI (Tecnologia da Informação). A primeira edição do projeto aconteceu em 2020, com a formação de 40 jovens que prestavam serviço militar à época. No começo deste ano, a ação voltou com mais 40 vagas para a população em geral. As aulas ocorreram de março a julho e esta terceira turma deve encerrar o programa em dezembro de 2022.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Informação, Giovani Bernardo, participou da aula inaugural e ressalta que o projeto é pioneiro no Brasil, nestes moldes. “Foi inspirado em experiências vistas durante a Missão Israel 2019. É uma iniciativa muito importante, pois além de contribuir para atender às necessidades das empresas de TI por mão de obra especializada, também trará oportunidades aos jovens de ingressarem em uma área financeiramente muito promissora,” avalia.

 

O curso tem carga horária de 120 horas, com aulas às terças-feiras e quintas-feiras ministradas , sendo 80 horas dadas por professores do IFSC e 40 horas ministradas por empresários do ramo da tecnologia de Tubarão. Ao final do curso, os alunos apresentam uma proposta de projeto aos empresários.

 

O projeto é uma parceria entre o IFSC, Núcleo de Empresas de Tecnologia da Região da Amurel (AmurelTec), Associação Empresarial de Tubarão (Acit) e prefeitura municipal.