FMDS promove eventos alusivos ao Agosto Lilás

No mês de agosto, onde é destacado o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FDMS) em parceria com outras entidades, promove conversas e palestras abertas ao público. Os eventos acontecem na próxima semana.

 

 

Na terça-feira, dia 16, a FMDS em parceria com a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Tubarão (DPCAMI) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – realizam o Seminário Agosto Lilás – Violência Psicológica em Foco. O evento inicia às 13h30, no Salão Nobre da UniSul, conforme programação:

 

 

13 às 14 horas – Inscrições

 

13h30 – Abertura

 

14 horas – Palestra sobre Violência Psicológica e inovações legislativas na Lei Maria da Penha com a palestrante Dra. Patrícia Maria Zimmermann (Delegada Coordenadora das DPCAMIs /SC). A presidente de mesa será a Dra. Jucinês Dilcinéia Ferreira (Delegada DMCAMI – TB)

 

14h50 – Esclarecimento de dúvidas

 

15 horas – Palestra Violência Psicológica contra a Mulher: o dano psíquico como crime de lesão corporal. A palestrante será com a Dra. Ana Luisa Schmidt Ramos (Juíza Tribunal de Justiça SC)

 

15h50 – Esclarecimento de dúvidas

 

16 horas – Coffee break

 

16h30 – Palestra Um olhar sistêmico sobre relacionamentos abusivos: Por que é tão difícil romper o ciclo da violência? O palestrante será o Me. Jucemar Honório (Professor e Psicólogo Clínico)

 

17h30 – Esclarecimento de dúvidas e debate

 

18 horas – Encerramento

 

Já, em parceria com o Sesc, na sexta-feira, dia 19, no auditório da FMDS, a partir das 14 horas, será realizada uma roda de conversa com a presença do juiz Maurício Fabiano Mortari, responsável pelo juizado especial criminal e da violência doméstica de Tubarão.

 

 

Agosto Lilás

 


A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que este ano completou 16 anos. Essa lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.