Educação financeira é ensinada de forma divertida

As últimas pesquisas de importantes institutos como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicam que cerca de 70% das famílias brasileiras estão endividadas, o que significa que sete em cada dez famílias brasileiras têm conta em atraso atualmente.

 

As dívidas muitas vezes são motivadas pela falta de conhecimento e habilidade em lidar com as contas do dia a dia, por isso a educação financeira é uma das alternativas para frear o endividamento e ajudar os brasileiros a equilibrar os gastos.

 

Na rede municipal de ensino, o tema é ensinado de forma lúdica, para facilitar a assimilação do conteúdo, desenvolver o raciocínio lógico e treinar a habilidade de fazer contas. Foram esses os objetivos do trabalho “Valor Monetário” desenvolvido com os alunos do 2º ano da Escola Manoel Rufino Francisco.

 

Para tornar a atividade mais prática, a professora regente Josiane Vieira e a profissional de apoio Rosane dos Santos construíram um mercadinho na sala de aula e, durante as compras, os alunos puderam desenvolver o raciocínio lógico, bem como habilidade de realizar cálculos de adição e subtração, aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar e conferir troco, aprimorando o conhecimento do sistema monetário brasileiro, vivenciando a prática de compra e venda. “Foi uma aula bastante divertida onde os alunos aprenderam brincando e interagindo”, ressalta a professora Josiane Vieira.