Aconselhados por força-tarefa, duas pessoas em situação de rua aceitam internação para tratamento à dependência química

Duas pessoas em situação de rua, que estavam na área Central de Tubarão, aceitaram ser encaminhadas a uma comunidade terapêutica para o tratamento de dependência química, após aconselhamento dos integrantes da força-tarefa formada por diversos órgãos da prefeitura e pela Polícia Militar.

 

A força-tarefa que busca amenizar o problema dos moradores de rua ao oferecer o atendimento e serviços adequados é formado pela secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio, através da Guarda Municipal, Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), Fundação Municipal de Saúde (FMS), secretaria de Serviços Públicos e Polícia Militar. O grupo atua de maneira mais intensa há algumas semanas para prestar auxílio e direcionamento as pessoas em situação de rua. Na última semana, uma delas aceitou o atendimento social e retornar para Imbituba, cidade de origem.

 

Nessa nova abordagem, dois moradores de rua aceitaram iniciar uma nova jornada para se livrar do vício das drogas. Aconselhados pelos integrantes da força-tarefa, os dois homens foram encaminhados a uma comunidade terapêutica em Laguna.

 

“Sempre que conseguimos convencer alguém a iniciar um tratamento contra as drogas é uma conquista importante, é o início de uma caminhada de resgate da dignidade da pessoa”, destaca a gerente da FMDS Kelly Botega.

 

Também foram realizados testes rápidos de saúde às pessoas em situação de rua que aceitaram a recomendação da equipe da Fundação Municipal de Saúde. Os testes oferecidos nesta força-tarefa foram os de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e ainda o da Covid-19.

 

Além desses dois atendimentos individuais, a força-tarefa promoveu uma operação limpeza sob a ponte Prefeito Paulo Osny May, um dos locais utilizados por vários moradores de rua e que recebia grande quantidade de lixo. Outros espaços públicos com lixo descartado pelo público em situação de rua também receberam limpeza. No total, 800 quilos de resíduos foram recolhidos pela equipe da secretaria de Serviços Públicos.

 

Como ajudar as pessoas em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social

 

Quem observar alguma pessoa em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social o município orienta que sejam acionados os serviços sociais ofertados pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Social. O telefone é o 3906-1036. A Guarda Municipal também está à disposição através do telefone 153 para dar as orientações para cada situação.

 

Importante lembrar que dar dinheiro ou alimento como gesto de caridade apenas servirá para o prolongamento da situação de vulnerabilidade social do pedinte. Por isso, o correto é acionar os serviços sociais do município, que darão os encaminhamentos necessários e adequados a fim de que o problema tenha uma solução definitiva.