Jornal Diário do Sul doa acervo ao Arquivo Histórico de Tubarão

Na tarde desta quarta-feira (29) diretores do Jornal Diário do Sul estiveram no Arquivo Histórico Amadio Vetoretti, quando fizeram a doação ao município de mais de 300 encadernações com os exemplares do jornal, desde sua fundação, em 1991, como Jornal de Negócios.

 


Um dos mais tradicionais veículos de comunicação da cidade, o Jornal Diário do Sul iniciou suas atividades como Jornal de Negócios, entre 91 e 93, com periodicidade semanal. Em 1994 passou a circular todos os dias sob a denominação de Diário do Sul, que permanece até os dias atuais.

 

 

Todas as edições impressas, classificadas e encadernadas, foram doadas ao município e ficarão sob a guarda do Arquivo Histórico, à disposição da população para pesquisas.

 


Os diretores do veículo, Tomaz Albuquerque e Lúcio Flávio de Oliveira, entregaram simbolicamente ao prefeito Joares Ponticelli, o caderno número 1, contendo as primeiras publicações. Participaram do ato o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Carlos Zamparetti, a diretora do Arquivo Histórico Rosimeri Galvani, além de outros servidores.

 


Para o diretor Lúcio Flávio o material é uma importante fonte de pesquisa para a população. “Não é só uma parte do passado que está neste material, mas também do futuro, pois, como já foi dito, quem conhece o passado consegue se preparar melhor para o futuro”, disse Lúcio Flávio.

 


Além dos exemplares do Diário do Sul e do Jornal de Negócios, encadernações com exemplares do Diário de Criciúma, que durante um tempo circulou na cidade vizinha e que pertencia ao grupo tubaronense, também fazem parte do material doado.