Vacinados contra a Covid em dose única devem ficar atentos sobre reforço liberado nesta segunda-feira (20)

O Ministério da Saúde liberou nesta segunda-feira (20) a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 40 anos de idade ou mais. No entanto, para aquele grupo de imunizados que se utilizou do composto fabricado pela Janssen, e que, como é sabido, consiste em dose única, é preciso ficar atento a algumas regras específicas, e que não se aplicam aos demais vacinados com as outras vacinas.

 

No que se refere ao segundo reforço (R2), todas as pessoas com 18 anos ou mais, e que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única), independentemente do imunizante usado no primeiro, devem tomá-lo.

 

No caso do terceiro reforço (R3), devem tomá-lo aquelas pessoas de 40 anos ou mais que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única), independente do imunizante usado nos reforços anteriores.

 

Importante ressaltar que para todos estes casos o intervalo mínimo entre os reforços é de quatro meses, a contar do último.

 

As vacinas a serem utilizadas para as doses de reforços deverão ser das plataformas de mRNA (Comirnaty/Pfizer) ou vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).

 

Mulheres atualmente gestantes ou puérperas que receberam o imunizante Janssen no esquema primário, seguida por uma dose de reforço de qualquer imunizante, estão aptas a receberem o segundo e o terceiro reforço com a vacina Pfizer (mRNA), de acordo com as idades recomendadas para recebimento deste reforço. Para esta condição, em locais onde o imunizante Pfizer não estiver disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac como dose de reforço.

 

Em Tubarão, a vacinação contra a Covid-19 ocorre na Central de Vacinação da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, com distribuição de senhas até as 18h30, ou ainda nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros, sob agendamento prévio.