Biblioteca municipal recebe doação do livro “Eu conto com um conto: a história do escravizado no Brasil”

A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac recebeu, nesta quarta-feira (15), doação de mais uma obra literária: “Eu conto com um conto: a história do escravizado no Brasil”, da escritora Edenice Fraga, de Florianópolis. Nos próximos dias o livro estará disponível para consulta e empréstimo para a comunidade em geral.

 

“Eu conto com um conto: a história do escravizado no Brasil” é uma obra interdisciplinar que desde a capa passa pelo conto, a poesia, a história, a arte e a cultura, conduzindo o leitor na leitura para a reflexão sobre o ponto de partida de muitas das desigualdades sociais que envolvem a população afrodescendente e a herança do colonialismo.

 

A autora:

 

Edenice Fraga é poetisa, declamadora, contista e tenente-coronel da reserva da Polícia Militar. Em 2020 foi destaque entre as 15 escritoras negras brasileiras da revista Escritores Contemporâneos, da editora Matarazzo-SP, e teve seu nome referenciado pelo portal de Notícias Margens como destaque entre as escritoras negras referências no Brasil.

 

Entre suas obras destacam-se os livros Pássaro Sublime – Poesias e Pensamentos; Traços de Antonieta- Poemas e Contos; Eu conto com um conto: A História do Escravizado no Brasil – Reunião de contos Afros; Mulheres da Lua – Poemas e Pensamentos, além da participação em mais de 30 coletâneas como coautora.

 

Edenice é especialista em atendimento à criança e ao adolescente em situação de risco e em Gestão de Segurança Pública; embaixadora da paz pela Federação pela Paz Universal; membro imortal da Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina; membro da Academia Nacional das Ciências, Letras e Artes; membro da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes. Também é integrante do Grupo de Poetas Livres de Florianópolis; membro da Cultive- Association International D’Art, Littérature Et Solidarité – Intercâmbio Brasil e Suíça; Mulher Destaque Santa Catarina pela Academia de Letras do Brasil Seccional Santa Catarina e membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil.

 

Entre as várias honrarias que já recebeu, possui a Medalha Cruz e Sousa, a mais alta honraria outorgada pelo Governo do Estado de Santa Catarina no meio literário e cultural.