Gestores de Laguna visitam município para conhecer o futuro modelo de coleta seletiva

Gestores da prefeitura de Laguna vieram a Tubarão na sexta-feira (10) para conhecer o projeto Centopeia, novo modelo de coleta seletiva que será implantado nos próximos meses.

 

A secretária de Pesca e Agricultura Patrícia Paulino e a bióloga Aline Triches Savi foram recebidas pelo secretário de Serviços Público Douglas Martins Antunes, que apresentou a metodologia utilizada no programa Centopeia e retratou a experiência da cidade. Além disso, relatou os desafios e a importância do tema da coleta seletiva para o município.

 

Também foram discutidas a possibilidade de outras visitas técnicas para a troca de experiências entre uma vez que Laguna também está trabalhando para avançar no tema da coleta seletiva.

 

Nos últimos meses a concepção do Centopeia ganhou referências que surgiram de visitas em outras cidades. Em maio, Douglas Antunes fez uma visita técnica ao centro de reciclagem de lixo na cidade de Maracajá (SC) e depois, em Florianópolis, tratou do tema em uma reunião com o secretário de Estado do Desenvolvimento Social João Batista Costa.

 

Projeto Centopeia – criado pela secretaria de Serviços Públicos, é a grande aposta da pasta para alavancar o Programa de Coleta Seletiva nos bairros de Tubarão. Um grupo de trabalho foi criado, com foco na inovação, objetivando atender alguns pilares do programa que envolvem demandas sociais, ecológicas e de educação. Os técnicos nomeados para o programa possuem a missão de tratar deste tema, desafiador por si só, mas necessário para o desenvolvimento de uma cidade sustentável e que proporcione qualidade de vida a seus moradores.