Dia Mundial Sem Tabaco é lembrado em Tubarão

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo, da Fundação Municipal de Saúde, fez um alerta nesta terça-feira, dia 31 de maio, sobre o Dia Mundial Sem Tabaco e o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, lembrados nesta data.

 


O tabagismo, infelizmente, ainda é a maior causa evitável de adoecimento e mortes no mundo. É reconhecido como uma doença crônica, e está associado a vários tipos de câncer e outras patologias cardiovasculares.

 


Com a pandemia de Covid-19, em um primeiro momento, não houve atendimento no programa. No ano passado, entretanto, mesmo com um cenário epidemiológico onde não se a tinha segurança necessária para os atendimentos em grupos, o programa passou a fazê-los de maneira individualizada.

 


Por sua vez, neste primeiro quadrimestre, já são 70 os atendidos. Destas, algumas já encerraram os procedimentos, enquanto outras ainda estão em curso.

 


Porém o programa pretende retomar os atendimentos em grupo a partir do próximo mês. A pandemia de Covid-19 teve um impacto muito grande na vida da pessoa fumante. Percebeu-se que algumas pessoas, por medo de contrair a doença e desenvolver um quadro grave, até conseguiram deixar de fumar. Porém todo stress causado pela pandemia também levou algumas outras a fumarem ainda mais. “Sempre trabalhamos dentro da individualidade de cada pessoa fumante, seguindo, claro, uma diretriz de trabalho”, explica a coordenadora do programa Solange de Souza.

 

 


Orientações/dicas:

 

– Embora parar de fumar seja uma decisão individual, interromper o tabagismo tem maiores chances de sucesso quando a decisão é compartilhada (ajuda de algum familiar ou companheiro);

 

– Escolher um método (diminuir os cigarros/dia);

 

– Tenha determinação (acreditar que você consegue);

 

– Procure ajuda de um profissional.

 

 


Programa Municipal de Controle do tabagismo


Policlínica Central


Responsável: Enfermeira Solange de Souza Castelini


Horário de atendimento: 13h30 às 17 horas


Telefone: (48) 36219625