Livro “Tubarão: do grande cacique aos grandes líderes” resgata trajetória dos prefeitos da Cidade Azul
A literatura tubaronense ganhou, nesta segunda-feira (31), uma obra que resgata a trajetória de todos prefeitos ou mandatários da cidade. Com 400 páginas, Tubarão: dos grandes caciques aos grandes líderes, do jornalista Ramires Sartor Linhares, conta curiosidades e fatos dos gestores da cidade desde João Antunes Tio, em 1871, até o atual prefeito Joares Ponticelli, entregando à população uma publicação inédita como fonte de pesquisas.
O lançamento oficial ocorreu no Salão Nobre da Unisul e contou com a presença de dezenas de convidados, entre eles todos os ex-prefeitos ainda vivos: Irmoto Feuerschuette, Miguel Ximenes, Carlos Stüpp, Felippe Luiz Collaço e Olavio Falchetti. Também compareceram familiares daqueles já falecidos, como Márcia Bertoncini, viúva de Manoel Bertoncini, e outros que têm o mesmo sobrenome de saudosos mandatários de períodos contemporâneos ou mais antigos.
Por se tratar de uma publicação lançada pela prefeitura, não haverá venda comercial do livro. Ele estará disponível para consultas na Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac e em todas as escolas da rede municipal.
A ideia de um livro de resgate histórico dos mandatários do município surgiu de uma “provocação” do prefeito Joares Ponticelli em meados do primeiro mandato. Assessor especial para assuntos institucionais da prefeitura e autor de outros livros, Ramires topou o desafio e iniciou um amplo trabalho de pesquisa que passou por visitas constantes ao Arquivo Histórico Amadio Vetoretti, consultas a outras publicações e principalmente conversas e entrevistas de familiares ou de pessoas próximas daqueles que estiveram à frente da prefeitura ao longo desses 152 anos do município.
Assim como qualquer outro trabalho de resgate histórico, quanto mais antigo o prefeito mais difícil se tornava a pesquisa por conta da escassez de informações, fossem elas da imprensa da época ou de documentos oficiais. No caso de atas de posse, a caligrafia de difícil compreensão era mais um desafio para o autor.
Conclusa a pesquisa, Ramires dividiu o livro em três capítulos. O primeiro trata da linha do tempo e fatos históricos com influência na região Sul e em Tubarão. Depois, o prefeito e a administração municipal no Brasil através dos tempos, e, por fim, os prefeitos de Tubarão entre 1870 e 2022.
No final do livro há uma parte sobre números e estatísticas, as famílias que se destacaram na política tubaronense, partidos e eleições e prefeitos simbólicos. Nesse último item se constata uma curiosidade pouco lembrada: Tubarão já teve uma mulher no comando na prefeitura, com a estudante do ensino básico do Lar da Menina Fabiana da Silva Oliveira. Ela exerceu o cargo por algumas horas no dia 12 de outubro de 1990 como prêmio de um concurso de redação promovido na gestão do prefeito Estêner Soratto da Silva.
“É um trabalho que me orgulha muito e será de grande utilidade para estudantes e para todos aqueles que quiserem saber mais da história do município”, destaca Ramires.
Para o prefeito Joares Ponticelli, primeiro incentivador do livro, outras iniciativas como essa deveriam ser realizadas com frequência. “Fiquei muito feliz quando soube que o Ramires estava há bastante tempos nas pesquisas para publicar esse livro. Gosto muito da cultura, é uma área que devemos investir cada vez mais, principalmente no resgate e preservação da nossa história. Sempre digo que um povo que não preserva o seu passado é um povo sem futuro”.