Defesa Civil alerta população para ocorrência de fortes ventos nas próximas horas

A passagem do ciclone subtropical pelo Sul do país nas próximas horas exige com que a população tubaronense fique em estado de alerta pela possibilidade de ventos fortes com velocidade de até 100 km/h. A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão está de prontidão para emergências, e sugere algumas medidas de precaução.

 

Segundo o gestor-coordenador Djalma Alves, é fundamental que a população evite sair às ruas durante a ocorrência de ventos fortes.

 

“É importante que todos fiquem em alerta nas próximas horas e se protejam em locais seguros. No caso de alguém que more perto de árvores, a recomendação de que saiam do local e fiquem abrigados na casa de parentes ou de amigos. Evitem circular nas imediações da beira-rio, que, por conta dos alagamentos, está com várias árvores em situação de risco”, lembrou.

 

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Tubarão (Cigerd – Regional) constatou que as rajadas de vento de 90 km/h podem ocorrer na noite desta terça-feira (17), com chances de rajadas de 100 km/h ao longo de quarta-feira (18).

 

Em caso de emergências, a população pode acionar os telefones 193, do Corpo de Bombeiros, 199, da Defesa Civil.

 

Outros eventos climáticos em decorrência desse ciclone são a ressaca e mar agitado e frio extremo, com sensação térmica abaixo de 0ºC. Assim, as autoridades desaconselham a navegação e cuidados especiais com população em situação de rua e animais de estimação.

 

Cuidado com as falsas notícias

 

A ocorrência de eventos climáticos atípicos costuma movimentar as redes sociais com notícias falsas ou de procedência duvidosa. Por isso, para evitar causar pânico ou preocupações entre a população, observe as seguintes recomendações:

 

– Confira sempre o que dizem os órgãos oficiais;

– Evite compartilhar áudios alarmantes que não sejam de autoridades ou fontes oficiais

– Confira se imagens ou vídeos são atuais ou de acontecimentos passados. Se não tiver certeza da data, não repasse adiante;

– Observe a escrita: notícias falsas ou mensagens enviadas por aplicativos costumam apresentar erros, escrita fora do padrão e excesso de adjetivos, o que foge do padrão das fontes oficiais;

– Não leia só somente o título: o título tem por objetivo chamar a atenção, veja se a história é condizente com o mesmo ou se ele foi montado de forma exagerada ou apelativa.