Município orienta grupo de voluntários que atendem pessoas em situação de rua
Na última quinta-feira (7), gestores da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) se reuniram com voluntários de grupos que prestam assistência a pessoas em situação de rua. O objetivo do encontro foi conhecer o trabalho voluntário e orientar os participantes para a importância de uma ação organizada e desenvolvimento de estratégias eficientes para o enfrentamento desse problema que preocupa o município.
O diretor-presidente da FMDS André Fretta May e técnicos da fundação repassaram uma série de recomendações aos voluntários que devem ser aplicadas como forma de favorecer as políticas públicas do município na busca de uma solução definitiva dos problemas das pessoas em situação de rua. Hoje, a assistência social da prefeitura conta com diversos serviços e dezenas de profissionais no enfrentamento dessa realidade.
Nos últimos meses, o aumento visível do número de pessoas em situação de rua e pedintes em Tubarão levou a prefeitura a buscar apoio junto aos parceiros do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), como Polícia Militar, Polícia Civil e várias outras entidades envolvidas com a segurança pública, para buscar soluções em torno dessa situação.
Somente neste ano foram atendidas, pelo setor responsável da FMDS, 475 pessoas nessa situação. Deste total 97% são naturais de outros estados, principalmente o Rio Grande do Sul. A localização geográfica de Tubarão, a boa estrutura dos serviços públicos de saúde e assistência social e o perfil solidário do povo tubaronense são apontados pelas próprias pessoas em situação de rua como principais fatores que incentivam a permanência no município.