Impresso ou eletrônico? Recursos facilitam o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades dos alunos de Tubarão

Nas unidades da rede municipal de Ensino, professores têm à disposição diversos recursos para tornarem as aulas mais atrativas e, dessa forma, despertar o interesse dos estudantes e promover o aprendizado do conteúdo.

 

Os recursos são variados e os professores usam a criatividade durante o uso dos materiais e equipamentos de apoio às aulas.

 

O jornal impresso, por exemplo, enviado diariamente às escolas, é uma rica fonte de pesquisa e pode ser usado como suporte às aulas, inclusive de Geografia.

 

Foi a partir da manchete “Possibilidade de salinização da água preocupa técnicos”, publicada no jornal Diário do Sul, que o professor de Geografia, Jefferson Silveira da Silva, propôs aos alunos do 8º Ano, da EMEB Manoel Rufino Francisco, a realização de uma redação sobre os possíveis prejuízos econômicos e ambientais, que podem ocorrer com a salinização das águas do rio Tubarão. O tema foi debatido em sala de aula e concluído com a produção dos textos.

 

Se de um lado uma publicação impressa pode inspirar a produção de ricos conteúdos didáticos, por outro, equipamentos eletrônicos também tornaram-se grandes aliados no processo ensino-aprendizagem. Os tablets adquiridos pela Fundação Municipal de Educação e, disponibilizados para as escolas de Ensino Fundamental, são usados em sala de aula em diversas atividades e disciplinas e, aos poucos, estão trazendo resultados positivos à educação dos alunos.

 

Na escola São Martinho, a professora Gisele Machado Pereira de Souza, usou com os alunos do 2º Ano 02, o aplicativo educativo Grapho Game para aprimorar o processo de aquisição de habilidades de literacia, ao mesmo tempo que se familiarizam com a tecnologia. O aplicativo auxilia os estudantes no aprendizado das letras, sílabas e palavras com sons e instruções em português, sendo muito eficiente no aprendizado das relações entre letras e sons.

 

Os recursos são um grande apoio aos educadores e mais uma iniciativa da Fundação Municipal de Educação para elevar a qualidade do ensino ofertado aos alunos da rede municipal de Ensino.