Medicamentos do tipo “sartanas” serão retirados de circulação para reajuste de ingrediente farmacêutico
Segundo o Conselho Federal de Farmácia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem adotado medidas para garantir a segurança de medicamentos do tipo “sartanas” utilizados no Brasil. Esses medicamentos são indicados ao tratamento de pressão alta e insuficiência cardíaca. Entretanto, a Sanofi Medley e o Laboratório Sandoz anunciaram o recolhimento voluntário e preventivo de todos os lotes de remédios com o princípio ativo Losartana como medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos.
Devido ao recolhimento da medicação em todo o território nacional, o medicamento não estará mais presente na Farmácia Básica de Tubarão, e os pacientes que fazem isso deste, devem procurar o médico para que seja realizada a substituição do mesmo.
De acordo com a Medley, até o momento, não existem dados de que o produto causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso dessas medicações contendo losartana.
O medicamento está sendo retirado de circulação para voltar ao mercado com o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) ajustado. O Laboratório Sandoz também comunicou, no dia 15 de setembro de 2021, o recolhimento voluntário e preventivo de lotes da Losartana, Losartana HCT e Lorsarcor, em razão de identificação de impureza acima do limite estabelecido.
Destaca-se ainda, que os medicamentos contendo losartana dos outros laboratórios podem ser adquiridos e administrados normalmente pela população, conforme prescrição médica.
As pessoas que possuírem qualquer lote desses produtos pode entrar em contato com o SAC da empresa pelo 0800-703-0014.
A SANDOZ solicita também que os consumidores que adquiririam o medicamento entrem em contato pelo sac.sandoz@sandoz.com ou SAC 0800 400 9192 para esclarecimento de dúvidas e orientação a respeito da devolução do produto.