Profissionais que atuam no atendimento social de crianças e de adolescentes recebem capacitação

Na quarta-feira (9) a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu uma capacitação para os profissionais dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e organizações da sociedade civil que executam Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes.

 

A capacitação teve como tema “Situações prioritárias a serem inseridas nos serviços de convivência” e foi ministrada pelo assessor em Políticas Públicas para Infância e Juventude Guilherme Cechelero. O objetivo do encontro foi orientar os profissionais da rede sobre o público prioritário a ser inserido nos serviços, como as crianças e os adolescentes que vivenciam situações de violência, evasão ou defasagem escolar, acolhimento, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto (liberdade assistida ou prestação de serviço à comunidade), bem como aqueles que se encontram sob outras medidas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes tem caráter social preventivo. Ele busca fortalecer os vínculos familiares e comunitários e desenvolver capacidades, gerando autonomia e protagonismo através da troca de experiências e integração entre os participantes do grupo. O serviço destina-se a crianças e adolescentes que vivenciam as mais diversas situações de vulnerabilidade. Porém, algumas situações de risco social são prioritárias no atendimento.

 

Hoje, Tubarão conta com 278 crianças e adolescentes inseridos nos Serviços de Convivência ofertados pelos CRAS e pelas entidades STAN e Combemtu.