Concluída a implantação de rotatória na avenida Marcolino Martins Cabral

A avenida Marcolino Martins Cabral recebeu nesta quinta-feira (10) uma nova rotatória. O equipamento foi implantado, onde havia o chamado “trevo alemão”, entre as ruas Cândido César Freire Leão e Teresa Ghizoni.

 

Por volta das 18 horas a pista do sentido bairro Passagem – Centro, ao lado da rotatória, recebeu os últimos acabamentos na pavimentação asfáltica. A partir desta sexta-feira (11) serão feitos os acabamentos da sinalização e a jardinagem do equipamento.

 

A necessidade da implantação de uma nova rotatória na principal avenida da cidade surgiu a partir de um levantamento conduzido pela secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio como forma de melhorar a mobilidade dos veículos nessa área. Manobras que antes não eram possíveis no antigo trevo alemão agora podem ser feitas com segurança na rotatória.

 

Veículos que trafegam pela rua Tereza Ghizoni a partir de agora têm a opção de seguir em frente em direção à rua Cândido César Freire Leão ou ingressar na avenida em direção à região do bairro Passagem. O acesso facilitado rumo à Cândido César Freire Leão também oferece um novo “atalho” para que os motoristas alcancem a região da Catedral sem precisar passar pelo corredor mais movimentado da avenida Marcolino onde estão o Hospital Nossa Senhora da Conceição e clínicas médicas.

 

As obras para implantação da nova rotatória começaram no início deste mês e sofreram um pequeno atraso em razão da mudança no modo de execução dos trabalhos. O plano inicial era bloquear o trânsito nessa área para agilizar os trabalhos da empreiteira. Porém, alguns dias depois se optou por executar o projeto com o tráfego de veículos em meia pista, o que também limitou o trânsito de máquinas e de caminhões e gerou o atraso.

 

Além dessa nova rotatória, o equipamento existente na avenida no cruzamento com a rua Wenceslau Braz (acesso ao Fórum) também passou por intervenções. Nesse caso o tamanho da rotatória foi apenas reduzido para permitir melhor fluidez do trânsito.

 

Essas intervenções na avenida Marcolino Martins Cabral fazem parte de um pacote de obras com investimento de R$ 2,5 milhões em recursos próprios da prefeitura que contempla também a revitalização da avenida Getúlio Vargas (trecho entre a ponte Orlando Francalacci e a ponte no limite de Capivari de Baixo), pavimentação da avenida Rodovalho, e pavimentações das ruas da região da Toca e entorno da Catedral. Todas as obras estão praticamente concluídas.