Professores da rede municipal de Educação de Tubarão são capacitados para utilizar nova ferramenta pedagógica

Os professores da rede municipal de Ensino de Tubarão iniciaram nesta semana a capacitação para uso do tablets que começara a ser entregues às unidades escolares do Ensino Fundamental, na semana passada.

 

Para promover a inclusão digital na rede municipal de Ensino, a Fundação Municipal de Educação entregou 350 tablets para as 14 unidades de educação básica. Cada uma delas receberá 25 aparelhos, que ficarão de maneira permanente na escola para as atividades determinadas e supervisionadas pelos professores.

 

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva frisa, no entanto, que o treinamento dos professores é fundamental. “Eles receberão os equipamentos com um tutorial com todos os detalhes do funcionamento do aparelho, mas além disso, vamos treiná-los também para que possam fazer o uso pedagógico, pois temos um histórico do mau uso ou da não utilização na aprendizagem, o que torna os investimentos feitos pelo poder público inúteis”, ressalta.

 

Na capacitação, os professores vão aprender a usar o equipamento para ampliar o conhecimento dos conteúdos que estão trabalhando em sala de aula. “Os benefícios são múltiplos, pois o objetivo é incluir os alunos no mundo digital, pois a tecnologia faz parte do dia a dia de muitas profissões e ampliar o leque de informações que está disponível na internet”, observa Maurício.

 

O processo de qualificação será permanente, como adianta o diretor-presidente: “Além desta introdução, os professores continuarão a capacitação que será ministrada pelos técnicos do Instituto Federal de Educação, com direito à certificação, para que tenham sempre assessoria técnica e pedagógica, pois queremos que este grande investimento feito pelo governo municipal tenha impactos positivos na aprendizagem dos estudantes.”

 

Para a aquisição dos aparelhos a prefeitura utilizou recursos próprios e emenda parlamentar do deputado estadual José Milton Scheffer.