Resíduos do antigo ginásio serão reaproveitados

A demolição das ruínas do antigo ginásio Otto Feurschuette era uma antiga reivindicação dos moradores do bairro Passagem. A execução dos trabalhos foi colocada em prática pela secretaria de Infraestrutura no início deste mês. A previsão é de que a limpeza completa do terreno seja finalizada em cerca de 30 dias.

No momento, a secretaria realiza a triagem dos materiais retirados do antigo ginásio. Todo o material inerte será reutilizado pela secretaria para o prolongamento de um trecho na avenida Pedro Zapelline. “Serão aproveitados materiais como concreto e alvenaria como base para obra da avenida. Reutilizar matéria-prima de uma obra para a realização de outra é uma atividade inédita promovida no município”, afirma o secretário de Infraestrutura, Ismael Medeiros.

A certidão ambiental foi emitida pela Fundação de Meio Ambiente (FUNAT), proveniente da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) grande estimuladora do estabelecimento dessa prática no país. “Esta ação é um exemplo prático do conceito de Lixo Zero, de gestão de resíduos e do uso sustentável de nossos recursos. Além de reduzir a pressão sobre os recursos naturais o reaproveitamento é portador de inúmeras vantagens sociais, econômicas e ambientais”, ressalta o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Guilherme Bressan.

A demolição é a primeira ação para transformar o espaço em uma praça esportiva. O projeto da praça já está finalizado e posteriormente deve seguir para a secretaria de Gestão para dar início ao processo licitatório.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT