Bolsa Família e Cadastro Único são temas de capacitação para ESFs
Enfermeiros e agentes comunitários de saúde participam nesta segunda-feira (16) de um curso de capacitação sobre Bolsa Família e Cadastro Único. Esta é a segunda turma que participa do curso, iniciado na semana passada. O objetivo da capacitação é prestar apoio às unidades de Saúde no acompanhamento das famílias para o cumprimento das condicionalidades do programa.
No município, 280 pessoas foram convocadas para participar do curso, e essas devem atuar neste projeto. Os cursos seguem até 2 julho. Os participantes foram separados em grupos, em torno de 40 pessoas cada.
O programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único. “No curso nos esclareceram todas as dúvidas sobre o programa, agora ficou claro o funcionamento e até a renda necessária para participar”, afirmou a agente Comunitária de Saúde da ESF Recife, Roberta Valgas Silvestre que participou da primeira turma do curso.
No ano de 2013, em todo o país, aproximadamente 900 mil famílias foram beneficiadas pelo programa, só em Santa Catarina os números passaram perto de 16 mil famílias. “Precisamos estar sempre bem informados. O curso foi muito gratificante para a nossa profissão”, relata a agente comunitária de saúde da ESF Mato Alto, Rachel Rodrigues.
Ainda durante o curso, os participantes recebem informações sobre o Programa de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), já que os participantes do Bolsa Família tem prioridade na seletiva de vagas. Entre as informações repassadas estão dados sobre o funcionamento do programa, os cursos disponíveis e onde realizar as inscrições.
De acordo com um dos organizadores do curso, esse apoio das unidades deve servir para manter o programa atualizado, evitando que as famílias percam o benefício. “Por falta de algum dado que o beneficiário não tenha na unidade de saúde ele pode ser bloqueado. Por isso, é importante que esse conhecimento chegue com maior facilidade para a população”, destacou o organizador da capacitação Jorge da Silva Ávila.
A ação conta ainda com o apoio da enfermeira coordenadora de Políticas em Saúde, Sandra Grandemagne e assistente social da Fundação de Desenvolvimento Social, Gislaine Marcelino.
Cronograma de Cursos:
23/06 – 8h às 12h
25/06 – 8h às 12h
02/07 – 8h às 12h
02/07 – 13h15 às 17h30
Local: Amurel
Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT