Mutirão de testagem de Covid-19: resultados parciais apontam pouco mais da metade de casos positivados

Realizado durante a tarde e início da noite desta quarta-feira (12), o mutirão de testagem de Covid-19, organizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), divulgou seus primeiros números, em um resultado parcial. E estes números são preocupantes.

 


Com 1.480 testes cujos resultados foram compilados até as 21h30, 769 deram positivo, o que representa 51,95%. Ao todo, foram realizados aproximadamente dois mil testes, com o resultado total e final sendo divulgado nesta quinta-feira (13).

 


Foram entregues ao longo do dia 2.100 senhas, com cerca de 2.000 testes executados, conforme já dito. A estrutura montada na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva contou com 70 profissionais da FMS. “Mais ou menos esperávamos esses dados em virtude da variante Ômicron, bastante transmissível no mundo inteiro, e aqui não tem sido diferente, então as pessoas têm que se cuidar bastante, mesmo aquelas que não têm sintomas, pois elas também transmitem”, alertou o diretor-presidente da FMS Daisson Trevisol.

 


As pessoas que testaram positivo no mutirão foram isoladas, passando por atendimento médico e pela farmácia, saindo da Arena já devidamente medicadas. “Vamos usar esses números, eles vão nos ajudar a tomar as medidas seguintes, pois teremos uma visão mais ampla do cenário atual, quando aproveito inclusive para conclamar a população a nos ajudar”, analisou o prefeito Joares Ponticelli, que esteve na Arena acompanhando os trabalhos.

 


A partir desta quinta-feira (13) a testagem poderá ser feita em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, onde estarão disponíveis testes do tipo antígeno à população. É importante que, em caso de sintomas, mesmo que leves, você se dirija ao posto de saúde mais próximo de sua residência para realizar o teste. A vacinação prossegue normalmente na Arena Multiuso, onde funciona a Central de Vacinação do Município.