Facilita Tubarão prepara servidores para atendimento de 21 serviços do INSS

Nos próximos meses, 21 serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão disponíveis para o público no Facilita Tubarão. O atendimento será viabilizado por meio de cooperação entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho e Previdência. A primeira etapa desta parceria é uma capacitação técnica de um grupo de servidores municipais que teve início nesta quinta-feira (30).

 

A capacitação, conduzida pelo chefe da gerência executiva do INSS de Criciúma, Alessandro Campos Rocha, tem a participação de oito servidores de carreira que atuam nos vários serviços oferecidos no Facilita Tubarão. Depois, eles repassarão as instruções em uma segunda capacitação para outros servidores e estagiários que trabalharão diretamente com o público.

 

“Com isso aumentaremos a oferta de serviços e consolidar o conceito do Facilita Tubarão que é o de resolver os problemas ou demandas do cidadão em um único lugar”, destaca o gerente de Atendimento ao Cidadão Felipe Felisbino.

 

O prefeito Joares Ponticelli, o secretário de Fazenda Raphael Bianchini e o gerente de Atendimento Felipe Felisbino estiveram no auditório onde ocorre a capacitação para cumprimentar os servidores.

 

“É muito importante para o município oferecer também atendimento para diversas demandas imediatas do INSS. Isso ampliará ainda mais a importância do Facilita Tubarão”, destacou o prefeito.

 

“O Facilita Tubarão tem na sua essência o objetivo de colocará à disposição da população – informações e prestações de serviços de interesse público, relativos às atividades das Convenentes, servindo de instrumento de descentralização administrativa, desburocratização e eficiência no atendimento aos cidadãos”, acrescentou o secretário Raphael Bianchini.

 

Confira a lista de serviços do INSS que estarão disponíveis no Facilita Tubarão nas próximas semanas:

 

– Aposentadoria por idade: rural e urbana;

– Aposentadoria por tempo de contribuição;

– Pensão por morte previdenciária: rural e urbana;

– Auxílio-reclusão: rural e urbano;

– Salário maternidade: rural e urbano;

– Cópia de processos;

– Benefício Assistencial (pessoa com deficiência, idoso, à pessoa com deficiência microcefalia, trabalhador portuário avulso, revisão de benefício);

– Recurso;

– Seguro defeso – pescador artesanal;

– Certidão de Tempo de Contribuição – CTC;

– Recurso ordinário 1ª instância;

– Recurso especial 2ª instância;

– Preparação e instrução de requerimentos para posterior análise pelo INSS;

– Orientações e informações sobre formas de acesso aos serviços digitais do INSS e

– Orientações e demais serviços que venham a ser disponibilizados para uso dos parceiros.