Crianças aprendem brincando com sombra

Despertar a atenção dos pequenos é um desafio constante dos professores dos Centros de Educação Infantil da rede municipal. Criatividade é o que não falta para levar às crianças a oportunidade de conhecer um mundo novo e cheio de surpresas.

 

Um exemplo foi o trabalho realizado pela professora Rosária Maria Costa Da Silva, com a turma da creche lll, do CEI Irene Botega Collaço. Com poucos recursos – uma parede branca, uma lanterna, câmera do telefone, objetos aleatórios e tecidos – a professora realizou um trabalho com grande significado e aprendizado para as crianças. “Isso mostra que a criatividade do fazer pedagógico vai além da oferta de recursos sofisticados e caros. A reação das crianças ao verem a sombra de alguns objetos ou elementos agrupados formarem uma nova imagem foi encantador. Eles ficaram admirados e as reações foram as mais variadas e divertidas”, conta a diretora do CEI Pâmela Teixeira.

 

A atividade integra as temáticas que exploram a ‘sombra’ como experimento para despertar a curiosidade, senso de espaço, fenômeno e objetos e teve como inspiração as obras de Rashad Alakbarov (Azerbaijão), que mostra o quanto é possível fazer arte sem fazer uso de óleo ou aquarelas. “As crianças se envolveram, desafiaram-se, demonstraram uma imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades ao se envolverem em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões”, ressalta a professora Rosária.