Happy Hour terá lançamento de livro
O Happy Hour Cultural desta semana (6) será voltado ao meio ambiente e faz parte da programa da Semana Municipal do Meio Ambiente. Entre as atrações está o lançamento do livro “Costa dos Corais”, da série Ecossistema de Miguel von Behr. Além disso, haverá apresentações musicais com Zeh Rocha. O Happy Hour tem início às 19h, no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick.
Miguel tem 57 anos, é mineiro, ambientalista, formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Brasília. Foi funcionário do Ibama entre 1982-2007 e hoje trabalha no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A série Ecossistemas Brasileiros iniciou em 2004 e conta com apoio do IBAMA, do ICMBio e do Ministério do Meio Ambiente e reúne a experiência profissional de 30 anos de Miguel como ambientalista, arquiteto e fotógrafo. Ao todo são sete livros. Em cada volume é abordada uma região específica inserida em um dos sete biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa e Zona Costeira e Marinha.
Já foram publicados os livros sobre o Cerrado – “Jalapão Sertão das Águas”, Tocantins; Caatinga – “Quixadá Terra dos Monólitos”, Ceará; e Zona Costeira e Marinha – “Costa dos Corais” em Alagoas e Pernambuco. Segundo Miguel, as fotos e texto sobre Marajó e Pampa estão prontos, já os do Pantanal e da Mata Atlântica estão em elaboração.
O autor também publicou livros da série Guarakessaba: “Serra da Bodoquena”, “Cubatão Força da Vida” e “Chapada dos Veadeiros”. “As obras tem uma concepção gráfica e editorial diferenciadas, além disso, os livros possuem um estilo editorial inédito, as fotos e os textos de fatos históricos se fundem dentro de uma perspectiva de passado, presente e futuro, com uma linguagem informativa e acessível, tem como objetivo atender especialmente as comunidades locais, professores e estudantes, turistas nacionais e estrangeiros”, afirmam.
A elaboração dos livros passa por uma pesquisa bibliográfica sobre as regiões enfocadas, iconografia em bibliotecas e museus, busca de fotos antigas das cidades, sobrevoos e entrevistas abertas com cantores, escultores, poetas, autoridades locais, pescadores, pesquisadores, guias turísticos, funcionários de prefeituras, historiadores e pessoas comuns e com conhecimento sobre a história e cultura da região que se vai descobrindo durante o trabalho, a partir de uma pesquisa inicial e de apoio para realizar o projeto de cada livro.
Os livros são publicados com recursos advindos de parcerias com a iniciativa privada, por meio das leis de incentivo à cultura, além de outras instituições, como editoras, governos estaduais e municipais.
Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT