No mês do Folclore, lendas brasileiras ajudam a estimular o conhecimento

Um tema de tanta importância a ser explorado e vivenciado com as crianças: culturas e costumes diferentes, que não devem e não podem se perder em meio a tantas tecnologias.

 

Para trazer para o mundo das crianças esse tema enriquecedor, que permite explorar tantos campos de desenvolvimento de forma lúdica, o CEI Portinha do Futuro – uma das unidades credenciadas à rede municipal de Ensino, de Tubarão – realizou ao longo da semana diversas atividades para lembrar o Dia do Folclore (22 de agosto).

 

A diretora do CEI, Juliana Motta, destaca que o tema folclore é muito apreciado pelas crianças. “É sempre recheado de momentos e brincadeiras que os pequenos amam, por isso buscamos inserir isso tudo no brincar, pois assim a resposta é sempre mais positiva”, enfatiza.

 

Durante as atividades, o tema foi explorado de diversas formas. “Aproveitamos a lenda da Iara e do Boto-cor-de-rosa, para trabalhar estímulos sensoriais com os bebês e, trazendo a lenda do Curupira, foi possível explorar as cores, equilíbrio e coordenação motora ampla, tudo isso brincando com as pegadas desse protetor das matas e dos animais do cabelo vermelho”, conta Juliana.

 

A coordenação motora fina foi estimulada com a lenda do Saci Pererê e teve até o Lobisomem brincando de contar para identificar números e quantidades.

 

Para Juliana, as culturas e as brincadeiras devem ser sempre estimuladas. “O brincar se fez presente no aprender, pois assim o conhecimento acontece de forma divertida e eles aprendem melhor ao esperarem pelo novo”, afirma.